Cadastro Cultural

O Instituto de Artes Integradas convida para o

Cadastramento Cultural | Inarti / Blumenau 

O Cadastro Cultural do Inarti pretende identificar o que é produzido em arte e cultura, o patrimônio cultural; a produção, práticas e manifestações culturais, dessa forma ampliando o acesso à cadeia produtiva blumenauense, oferecendo subsídios para indicações profissionais além de servir como base de dados para elaboração de políticas efetivas.


 

Artes Compreendem as manifestações populares e eruditas que fazem uso de linguagens artísticas como:

 

Artes cênicas  teatro, dança, circo, mímica, ópera.

Artes visuais  artes gráficas, pintura, desenho, fotografia, escultura, grafite.

Música  música erudita ou popular.

Literatura lendas, mitos, dramaturgia, contação de histórias e outros gêneros afins.

Patrimônio cultural Todas as criações materiais e imateriais que consideramos valiosas e significativas e, por isso, desejamos preservar. São os monumentos, as obras de arte, os modos de vida, as festas, as comidas, as danças, as brincadeiras, as palavras e expressões, enfim, os saberes, fazeres e falares valorizados por um determinado grupo social.

Artesão O artesão é identificado como aqueles que, de forma individual, exerce um ofício manual, transformando a matéria-prima bruta ou manufaturada em produto acabado.  Esses trabalhadores podem ser organizados sob a forma de Núcleo de Artesãos, Associação, Cooperativa, Sindicatos, Federação e Confederação.

Folclore Conjunto de costumes, lendas, provérbios, manifestações artísticas em geral, preservado por um povo ou grupo populacional, por meio da tradição oral.

 


Maria Teresinha Heimann | Presidente

Instituto de Artes Integradas de Blumenau
Rua Alberto Koffke, 354 | Blumenau | SC
Telefones 47 30356422 | 991021255

 

^