dia 22 | domingo

10h

A HISTÓRIA DE FRITZ MÜLLER

Cia. Macadame – Blumenau – SC

Autoria: Priscila Gilinski Machado
e Rafael Leandro de Souza
Direção: Priscila Gilinski Machado
Faixa Etária: A partir de 3 anos
Duração do Espetáculo: 3min

A história de Fritz Müller: Em meados do século XIX, durante a colonização da colônia de Dr. Blumenau, havia um imigrante alemão que tinha um olhar especial para a ora e fauna da região, sua fascinação, suas observações e sua história são reveladas nesta breve apresentação. Duração: 3 min e 20 seg.


10h10

JUVENAL PITA E O VELOCÍPEDE

Pandorga Companhia de Teatro – Rio de Janeiro – RJ

Autoria: Cleiton Echeveste
Direção: Cadu Cinelli
Faixa Etária: A partir de 4 anos
Duração do Espetáculo: 55min

O ponto de partida de “Juvenal, Pita e o Velocípede” é o universo da memória e de como nos relacionamos com a passagem do tempo, as marcas e impressões deixadas pela infância. Como mote inicial, ao entrar no teatro o público encontra em cena Juvenal, cerca de quarenta anos de idade. Ele faz um levantamento, um inventário de lembranças e de um objeto que fez parte da sua infância e o marcou em definitivo: o velocípede que seu tio construiu especialmente para ele. É a bordo do seu velocípede que ele viveu as maiores aventuras, ao lado de uma grande parceira e amiga, Pita. Um teatro foi o lugar escolhido por Pita para reencontrar o amigo de infância que ela não vê há 30 anos. Enquanto espera a amiga chegar ao teatro, ele relembra diversas histórias dos tempos de criança: como ele recebeu o nome Juvenal, o dia em que ganhou o velocípede do tio, a paixão pelo personagem japonês Ultraman, como ele conheceu a Pita, entre outras.


11h | Rota de Lazer – Rua XV de Novembro

PEQUENAS PORÇÕES DE TEMPO

Produções Artísticas (Movimento 161) – Curitiba – PR

Autoria: Claudio Fontan
Direção: Claudio Fontan
Faixa Etária: A partir de 7 anos
Duração do Espetáculo: 30min

Inspirado no livro “Sonhos de Einstein”, de Alan Lightman, publicado em 1993. Trata de linhas históricas e biológicas através do contato com o desconhecido nos parques, praças e ruas. É um meio de promover uma ruptura no cotidiano dos passantes, causar surpresa, curiosidade, provocar a relação com o outro, um momento de jogo e intensa troca com o público. A ação é composta por três performances que usam próteses corporais, forma e gêneros humanos são desfigurados. Trata-se de uma performance corporal com personagens fabulosos que provocam a física, levando “Porções de Tempo” para esses espaços, em suas diferentes dimensões. Os três seres que se movem são como extraterrestres que podem transmitir informações e vivências através desse contato visual. São linhas de tempo que se cruzam no momento presente, atualizando-o.

Esta é a única intervenção presencial durante o 23º Festival Nacional de Teatro para Crianças e Jovens. Todos os protocolos de prevenção e segurança estarão sendo respeitados.


15h

SHOW MUSICAL DE MARIONETES

Cia. Beto Malabares – Gaspar – SC

Autoria: Beto Malabares e Rosinha Walter
Direção: Beto Malabares
Duração: 15min

O “Show Musical de Marionetes” de Beto Malabares e Rosinha Walter, completa um ciclo de estudos sobre o teatro de bonecos, gestado por eles no espetáculo “Brincando com Lixo”, com a proposta de trabalhar os bonecos com lixo reciclável e pensar uma dinâmica da cultura popular na contemporaneidade. O espetáculo apresenta referências empíricas do uso e manipulação do boneco e contempla um novo olhar sobre a confecção dos personagens.