dia 23 | segunda

10h

MISSIVA

Cia. Mútua – Itajaí – SC

Criação, Roteiro, Estética e Animação: Mônica Longo
Mecanismos e Iluminação: Guilherme Peixoto
Sonoplastia: Fernando Spessatto
Estrutura: Edson Wessler
Arte Gráfica: Mônica Longo/ Leandro De Maman
Faixa etária: 10 anos
Duração: 2 minutos

As mensagens em garrafas estão pelo mundo, jogadas ao sabor das ondas. Que fim elas levam…vão ao fundo ou encalham? São profundas ou ‘algo que as valham’?
Espetáculo inspirado nessas garrafas sem destino, que navegam pelos mares à procura de alguém que as decifre. A história é encenada dentro de uma garrafa e o público é convidado a espiar pelo gargalo. Toda a estética foi concebida a partir das cartas, bilhetes e recados recebidos pela autora.


10h

O GAROTO QUE VIROU TV

Trupe dos Cirandeiros – Goiânia – GO

Autoria: Marcelo Renato Silveira
Direção: Altair de Sousa
Faixa Etária: A partir de 4 anos
Duração: 50min

É de forma lúdica e bem-humorada que o texto escrito pelo autor Marcelo Renato Silveira, com adaptação e montagem da Trupe dos Cirandeiros, retrata a interatividade humana que se decompõe na presença da tecnologia, justamente criada para o propósito de aproximar vidas. E assim, com humor e leveza, o espetáculo narra a vida de um garoto que de tanto ficar grudado na televisão e conectado as redes sociais, acaba por viver sua própria realidade na TV, transformando os amigos, a família e os colegas de escola em personagens de filmes, séries, desenhos animados, entre outros.


15h

SHOW MUSICAL DE MARIONETES

Cia. Beto Malabares – Gaspar – SC

Autoria: Beto Malabares e Rosinha Walter
Direção: Beto Malabares
Duração: 15min

O “Show Musical de Marionetes” de Beto Malabares e Rosinha Walter, completa um ciclo de estudos sobre o teatro de bonecos, gestado por eles no espetáculo “Brincando com Lixo”, com a proposta de trabalhar os bonecos com lixo reciclável e pensar uma dinâmica da cultura popular na contemporaneidade. O espetáculo apresenta referências empíricas do uso e manipulação do boneco e contempla um novo olhar sobre a confecção dos personagens.


15h25

A SAUDADE

Lambe-Lambe – Santos – SP

Autoria: Pedro Cobra
Direção: Pedro Cobra
Faixa Etária: A partir de 5 anos
Duração do Espetáculo: 5min

Construída somente pelo jogo entre as ações do boneco manipulado com a trilha sonora e com o espaço de dentro da caixa do Lambe-Lambe, a dramaturgia apresenta um ser solitário que percebe um grande buraco no peito. Buscando a razão de sua solidão numa carta, o boneco se vê entre car e partir, entre a espera do retorno e a busca deste motivo, desta pessoa, deste tempo, momento ou lugar que alimentam e saciam esta falta: sua saudade.


15h30

QUANDO A CRIANÇA ERA CRIANÇA

MKV Produções – Curitiba – PR

Autoria: Letícia Rosa
Direção: Maurício Vogue
Faixa Etária: A partir de 3 anos
Duração do Espetáculo: 45min

O espetáculo mescla, com certa nostalgia, o universo fabuloso e sonhador de um garoto que cresceu viajando com uma trupe de teatro, ao dos modernos recursos eletrônicos que invadem a vida das crianças de hoje. Essa fusão de dois tempos diferentes – passado e presente – nos dá a possibilidade de nos comunicar com crianças e adultos. Adultos ainda conservam em si as sensações do seu tempo de criança? Nos parece que sim. Em algum ponto, a essência do ser permanece intacta. Por isso, o espetáculo se comunica não somente com crianças, mas também com pais e adultos que, de maneira direta ou indireta, atuam no seu desenvolvimento. Assim, nasce um trabalho artístico que fala de assuntos de extrema importância na criação das crianças de hoje, com um toque especial de poesia.