dia 26 | quinta

10h

A DITA

Cia. de La Curva – Chapecó – SC

Autoria: Pericles Anarckos
Direção: Reveraldo Joaquim
Faixa Etária: A partir de 9 anos
Duração do Espetáculo: 45min

Linha da vida, fio da memória, traço de esperança, risco. Quantas palavras serão escritas para que se escute o silêncio? Qual a bagagem necessária para criar-se um ponto de vista? De passagem por nosso mundo tão excêntrico, ela precisa zelar para que cada ser fie seu próprio destino.


15h30

DONA MARIA, A LOUCA
Leitura dramática

Antônio Cunha – Florianópolis – SC

Autoria: Antonio Cunha
Direção: Antonio Cunha
Faixa Etária: A partir de 16 anos
Duração do Espetáculo: 40min

Baía da Guanabara, Rio de Janeiro, fevereiro de 1808. Surge em frangalhos a frota que, saída de Lisboa às pressas na manhã de 27 de novembro de 1807, rasgara desordenadamente o Oceano Atlântico fugindo da invasão napoleônica. Em uma das naus está Dona Maria I, a rainha louca. Relutante em descer da embarcação até que chegue a nau de seu lho, o Príncipe Regente D. João, Dona Maria permanece por três dias embarcada. Em companhia de sua aia preferida, Dona Maria vê estranheza, desordem, insanidade diante de si, exatamente o que veem os seus súditos quando diante dela. Para Dona Maria “a louca”, o mundo que ora se lhe apresenta é intrigantemente “louco”. Neste cenário, onde, solitária e distante das regras que permeiam a sua condição de monarca, espectadora privilegiada e ao mesmo tempo
personagem principal, Dona Maria revisita a sua própria tragédia, que não deixa de ser também um pouco da tragédia de todos nós.