Livros

Assim é a nossa tradição
Sob a coordenação de Maria Teresinha Heimann, a finalidade desta publicação foi apresentar e divulgar o trabalho do Grupo de Terno de reis Sinos de Belém, destacando sua história, suas cantorias e o enredo da brincadeira do boi de mamão. Também apresentar algumas atividades para a construção de instrumentos musicais com materiais recicláveis, curiosidades importantes cultivadas pelos ternos de reis, como seu vocabulário e seu caráter de fé e religiosidade, herdados de seus antepassados.

 

 

Assim na Terra [Arte Sacra em Santa Catarina
Daniel Curtipassi

O livro Assim na Terra – Arte Sacra em Santa Catarina, com imagens fotográficas e textos  sobre vários  locais  do Estado   destaca a  energia espiritual , religiosa, pelo simbolismo arquitetônico, pelo acervo de  obras de arte sacra e as festas religiosas  das comunidades, resultante das Famílias que imigraram para o Brasil em busca de um paraíso. A Fé religiosa sempre foi a força de sustentação espiritual à humanidade. Foi a fé companheira das famílias que imigraram para o Brasil,  em busca do paraíso. Em cada ponto que pisaram e se estabeleceram,  erigiram oratórios,   capelas, templos  e catedrais, sendo  até os dias atuais  um referencial cultural de cada comunidade. O nobre serviço das artes, sempre foi muito bem aproveitado pela igreja em todos os tempos .

Coordenação técnica –  Instituto de Artes Integradas de Blumenau

 

Arte na Escola
Maria Teresinha Heimann

Atualmente, toda a iniciativa para a divulgação da arte deve ser considerada de extrema importância, especialmente para os educadores que trabalham com crianças, a fim de que possam proporcionar-lhes o desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo por meio da arte, da mesma forma que outras áreas do saber têm contribuído para o avanço na construção de conhecimentos e de um diálogo pedagógico mais amplo entre todos os envolvidos no processo. Neste trabalho apresentam-se algumas informações sobre a arte em Santa Catarina, aspectos sobre a prática na escola, sobre a diversidade das técnicas utilizadas nas artes visuais, e atividades para aplicação das mesmas com os alunos, além de algumas experiências vivenciadas com os mesmos sobre o fazer artístico

 

 

 

Roy Kellermann: Magia da cor e da forma
Ely Steininger

Este trabalho teve por finalidade original a organização de um catálogo com as obras do artista plástico catarinense Roy Kellermann.

Foram reunidos dados biográficos referentes a sua vida artística; seus estudos, artigos publicados, entrevistas, convites, comunicação de exposições, análises e críticas sobre seu trabalho, editados em diversos periódicos; e os registros de suas exposições individuais e das coletivas de que participou.
Há a reprodução de inúmeras pinturas e, de acordo com a série, análises com a descrição da técnica utilizada e crítica de um ou mais quadros.

 

SONO

Este último livro de Luís Bogo é uma reunião de poemas que ficaram dispersos nas gavetas do autor por algum tempo. Embora não apresentem grande unidade temática, depois de publicados se fizeram como as águas dos céus e da profunda terra, misturando o sal e o doce. Os poemas de “Sono” são capazes de navegar por todos os mares e rios que irrigam os corações. Em determinados momentos ele é simples, e diz: “ser amigo é fazer brotar// a fina flor da gentileza”. Arrisca-se no Hai-kay, escrevendo: “Mão Pequenina//despetalando o jardim//O bebê sorri”. Em seus momentos menos suaves, seus versos remetem à reflexão e à eternidade, como quando afirma; “Crer é poder fechar os olhos//e não enxergar escuridão”. O livro Sono está disponível aos interessados na sede do Inarti.

 

 

 

^