Seminário | dia 20

dia 20 | sexta

14h

Homenagens póstumas aos amigos Humberto Braga (1947 – 2021) e Carmen Fossari (1955 – 2021).

14h10min

Infância no Brasil; Contexto e perspectivas em tempos de pandemia

Prof. Dra. Márcia Buss Simão, Universidade Federal de Santa Catarina/SC

Professora na Universidade Federal de Santa Catarina, no Departamento de Estudos Especializados em Educação – UFSC/EED. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC. Realizou parte de seu doutoramento na Goethe Universität de Frankfurt am Main, na Alemanha. Pesquisa Educação Infantil, Formação de Educadores, com ênfase no contexto catarinense.

Atualmente é editora da Revista Zero-a-Seis, publicação do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância (NUPEIN/UFSC). Integra o Grupo de Pesquisa Educação, Infância e Gênero (GEDIG) do PPGE/UNISUL.

15h10min ► Intervalo

15h20min

A prática de professores, sua formação e o olhar do artista educador

Prof. Me. Sabrina Moura

Atriz, professora e pesquisadora de teatro. Doutoranda da Pós-Graduação em Teatro (UDESC/2020). Mestre em Teatro (UDESC/2019). Especialista em Filosofia Contemporânea (FACEL/2017). Bacharel em Teatro (FURB/2008). Atua na área teatral desde 1996 e realizou diversas oficinas complementares no campo da atuação, destacando as experiências com o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp (LUME/SP), a Periplo Compañía Teatral (Buenos Aires/AR) e a Casa das Artes de Laranjeiras (CAL/RJ). Integrante da Cia Carona de Teatro desde 2006. Ministrante de cursos livres, oficinas e workshop para estudantes de teatro e docentes da rede formal de ensino. Autora da proposição Articulando a Plateia de Teatro (2016) e da Pesquisa Histórica do Teatro em Blumenau I (2011).

Coordenadora da ação “Teatro e Escola”, no Festival Internacional de  Teatro Universitário de Blumenau (FITUB/2017/2018). Atuou em diversos espetáculos como atriz, está no elenco de três trabalhos do repertório da Cia Carona, os espetáculos “A Parte Doente” e “Das Águas” e a contação de história “Como Nasceu a Alegria”. Tem como tema de pesquisa a pedagogia das artes cênicas com ênfase na mediação teatral, no ato da espectadora/o e a relação entre teatro e educação.

Coordenação de mesa: Prof. Dr. Antônio Lauro de Oliveira Góes-Universidade federal do Rio de Janeiro-UFRJ. Tem bacharelado e licenciatura em Letras (Português-Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1971); mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983); e doutorado em Letras (Teoria da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993). Atualmente é Professor Associado II da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura, atuando, principalmente, nos seguintes temas: artes cênicas, dramaturgia, cultura e literatura brasileiras.

16h20min ► Encerramento dos trabalhos do dia