Seminário | dia 21

dia 21 | sábado

14h10min

Elementos da Cultura negra no Teatro para crianças e jovens no Brasil

Prof. Me. Carlos José Silva da Universidade Regional de Blumenau – FURB- SC

Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau/Furb, Mestre Graduado pelo Grupo Muzenza de Capoeira, Especialista em Educação Física pelo Instituto Catarinense de Pós Graduação/CPG/ 2003, Membro do Núcleo de Estudos Afro Brasileiro/NEAB da Furb, Membro do Movimento de Consciência Negra de Blumenau, Cisne Negro, Graduado em Educação Física pela Universidade Regional de Blumenau/Furb, 2001, Professor de Educação Física atuando principalmente em Capoeira e Educação e Cultura e Interculturalidade da Universidade Regional de Blumenau/Furb, professor de capoeira nos bairros da cidade Blumenau desde 1991. Em 1998 iniciou um projeto de Capoeira e Movimento Corporal na Furb, praticante de capoeira desde 1982.

15h10min ► Intervalo

15h20min

O Corpo nas Artes: liberdade expressiva e a redescoberta do sabor do saber

Prof. Dr. Ernani de Castro Maletta. Universidade Federal de Minas Gerais –UFMG-BH

Professor de música na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Escola de Belas Artes, Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema. Professor Associado do Curso de Graduação em Teatro e do Mestrado e Doutorado em Artes da Escola de Belas Artes – UFMG. Doutor em Educação pela UFMG (2005), apresentando em sua tese o conceito de “atuação polifônica” para a formação do artista cênico. Em 2010/2011, desenvolveu pesquisa de Pós-Doutorado na Itália, ao lado da renomada artista e pesquisadora italiana Francesca Della Monica, com quem estabeleceu uma parceria profissional. Vem, desde então, atuando ativamente nesse país, tanto na criação quanto na formação artística. Autor de uma peculiar metodologia para o aprendizado de conceitos musicais próprios das Artes da Cena, bem como para a prática do canto e da execução instrumental, voltada para atores e bailarinos. Como diretor cênico/musical, ator e cantor, é reconhecido pela participação em diversos espetáculos de Teatro em âmbito nacional e internacional.

Coordenação de Mesa

Prof. Dr. Miguel Vellinho – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO – RJ.

Miguel Vellinho é Doutor pelo  Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atualmente é professor do Curso de Licenciatura em Teatro desta mesma instituição, onde leciona as disciplinas Teatro de Formas Animadas (TFA) e Teatro Infanto-Juvenil (TIJ). Coordena o projeto de Extensão O Hospital como Universo Cênico, faz parte do Conselho editorial da revista acadêmica Móin-móin, editada pela UDESC. Diretor artístico e autor teatral da Cia PeQuod – Teatro de  Animação, tendo recebido os mais importantes prêmios dedicados a este setor.

16h20min ► Encerramento dos trabalhos do dia