Seminário | dia 22

dia 22 | domingo

14h10min

Espaço, Sonoridades e Corpo Cenográfico

Osvaldo Gabrieli | Grupo XPTO-SP

Nascido em Buenos Aires, Argentina, radica-se em São Paulo em 1980. Artista visual de formação, estuda teatro e direção teatral com importantes nomes do teatro argentino, brasileiro e europeu. Diretor, ator, marionetista, dramaturgo, cenógrafo e figurinista, Gabrieli funda o Grupo XPTO, em São Paulo, em 1984, e desde então constrói uma das mais brilhantes carreiras no teatro dedicado a jovens. No Grupo XPTO estreia 25 espetáculos. Dirige espetáculos e cria cenografias em diversas cidades do Brasil e no exterior. Nestes anos recebeu mais de 20 prêmios por seus espetáculos concedidos pela APCA, APETESP, Prêmio Shell, Prêmio Mambembe e Prêmio Coca-Cola de Teatro Jovem. O XPTO em seus anos de história e invenção teatral criou uma poética que o distingue por suas peculiaridades, sobretudo no campo plástico, visual e sonoro.

15h10min ► Intervalo

15h20min

O Espetáculo Teatral para crianças e Jovens

Prof. Dr. Miguel Vellinho

Professor de música na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Escola de Belas Artes, Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema. Professor Associado do Curso de Graduação em Teatro e do Mestrado e Doutorado em Artes da Escola de Belas Artes – UFMG. Doutor em Educação pela UFMG (2005), apresentando em sua tese o conceito de “atuação polifônica” para a formação do artista cênico. Em 2010/2011, desenvolveu pesquisa de Pós-Doutorado na Itália, ao lado da renomada artista e pesquisadora italiana Francesca Della Monica, com quem estabeleceu uma parceria profissional. Vem, desde então, atuando ativamente nesse país, tanto na criação quanto na formação artística. Autor de uma peculiar metodologia para o aprendizado de conceitos musicais próprios das Artes da Cena, bem como para a prática do canto e da execução instrumental, voltada para atores e bailarinos. Como diretor cênico/musical, ator e cantor, é reconhecido pela participação em diversos espetáculos de Teatro em âmbito nacional e internacional.

Coordenação de Mesa

Prof. Dr. Antônio Lauro de Oliveira Góes | Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

Tem bacharelado e licenciatura em Letras (Português-Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1971); mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983); e doutorado em Letras (Teoria da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993). Atualmente é Professor Associado II da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura, atuando, principalmente, nos seguintes temas: artes cênicas, dramaturgia, cultura e literatura brasileiras.

16h20min ► Encerramento