Seminário

dia 20 | sexta14h


dia 21 | sábado | 14h


dia 22 | domingo | 14h


20 a 22 de agosto ► Participe de onde você estiver ► Programação logo abaixo ▼

Visualidades no teatro para crianças e jovens

A escolha do tema nos desafia a aprofundar as reflexões sobre a cena  contemporânea, sua multiplicidade de expressões, e diferentes modos de pensar e praticar Teatro para Crianças e Jovens no Brasil. Algumas perguntas estimulam a realização do Seminário: o que entendemos por visualidades? Como se dá a sua construção? Como as visualidades se materializam na cena? Elas ocorrem unicamente a partir do que se vê? Qual a sua relação com as crianças e jovens espectadores?

Pretendemos discutir o tema visualidades prioritariamente em duas perspectivas.

A primeira diz respeito aos elementos constitutivos da encenação teatral tais como o espaço, o cenário, o figurino, a iluminação, a presença de formas animadas; recursos expressivos do campo das artes visuais que criam volumes, cores, superfícies; também se incluem nessa perspectiva as sonoridades e ritmos gestuais que remetem ou sugerem contextos, ambientes e geografias; e os recursos tecnológicos e midiáticos cada vez mais presentes na cena. A segunda perspectiva, indissociada da primeira, pretende abordar visualidades para além do conjunto integrado e harmônico de imagens. Interessa discutir o conceito ampliando-o para a

dimensão de “sensorialidades”, contemplando as ambiguidades produzidas pelas associações, memórias e inusitadas formas de conhecimento presentes em manifestações teatrais contemporâneas.

Em nossa perspectiva, visualidades também são compreendidas como poéticas que se manifestam a partir de múltiplas referências. E, nessa direção, o espectador é partícipe e construtor das mesmas. Pensar a recepção do espetáculo por crianças e jovens constitui um importante desafio do Seminário.

Refletir sobre estes aspectos, acreditamos, possibilita compreender melhor o universo da criança, do jovem e a complexidade da criação de espetáculos para este público.

Acesse a programação do dia


Coordenação Geral

Prof. Me. Maria Teresinha Heimann – Universidade Regional de Blumenau – FURB.

Mestre em Educação do Ensino Superior/FURB – licenciatura em Educação Artística e bacharel em Direito, arte educadora, atriz, cenógrafa, artista plástica Atuou como professora na Universidade Regional de Blumenau – FURB, nos Cursos de Arquitetura e Urbanismo, Educação Artística e na Pós-graduação.

Coordenou o Festival Internacional de Teatro Universitário – FITUB, idealizadora e coordenadora do Fenatib – Festival Nacional de Teatro para Crianças e Jovens. Exerceu a curadoria de diversos festivais de teatro e artes plásticas. Realiza editoração das Revistas do Fenatib e Panacea. Publicou diversos artigos em revistas de teatro, educação e jornais. Lançou em 2016, o livro “Arte na escola: desafios na arte educação”. Em 2017, lançou o livro “Assim é nossa tradição”. É Presidente do INARTI- Instituto de Artes Integradas de Blumenau. Membro do Instituto Histórico de Blumenau e da Academia Catarinense de Letras e Artes – ACLA.

Inscrições

CLIQUE AQUI