15º FESTFOLK REGISTRA SUCESSO DE PÚBLICO

O público de Blumenau e região prestigiou e lotou o setor dois do Parque Vila Germânica no feriadão do Dia do Trabalhador. A organização do Festival Nacional de Danças Folclóricas de Blumenau – Festfolk, tinha a expectativa de impactar cerca de oito mil pessoas, e essa marca foi atingida e até superada se considerarmos o fluxo de pessoas e os integrantes de grupos que se apresentavam e permaneciam no espaço para assistir as apresentações.

Grupo Folclórico Ucraniano Brasileiro Vesselka
Prudentópolis/PR

O público se emocionou e foi contagiado pela energia das danças apresentadas por grupos como o Grupo Folclórico Ucraniano Brasileiro Vesselka, de Prudentópolis/PR, e pela delicadeza das danças da Associação Angelina Blahobrazoff de Balneário Piçarras/SC. A beleza dos trajes e suas cores foram um espetáculo à parte, como os do Chłopi Polski Zespół Folklorystyczny, de Indaial/SC ou dos grupos de Belo Horizonte/MG: Sarandeiros e Grupo de Pesquisas e Projeções Folclóricas Guararás.

CHŁOPI Polski Zespół Folklorystyczny
Indaial/SC

Ao longo dos quatro dias de festival, foram 57 apresentações, representando 11 etnias e seis estados brasileiros. O público fez uma viagem pelos continentes e por séculos de história, por algumas tradições até milenares, expressando hábitos e culturas de camponeses e nobres. Os 21 grupos que se apresentaram foram selecionados de forma a proporcionar ao público uma vasta amostra do folclore brasileiro.

A coordenadora do Festfolk, Maria Teresinha Heimann comemora o resultado da 15ª edição do Festfolk – “esperamos que, a partir do sucesso deste ano, mais empresas estejam dispostas a contribuir para o projeto no ano que vem. O festival tem o tamanho do orçamento. Se este ano não pudemos realizar o seminário de estudos sobre folclore e fazer outras inovações, guardamos para 2024 a esperança de fazer mais e melhor. Blumenau merece um festival nacional em uma área tão importante como a do folclore, que envolve a memória, as manifestações populares e as tradições dos povos que formam o nosso país”.

O 15º Festfolk foi uma realização do Instituto de Artes Integradas de Blumenau – Inarti, e da Secretaria de Cultura e Relações Institucionais da Prefeitura de Blumenau. Os recursos para a realização do evento foram captados via Lei de Incentivo Federal, com patrocinadores e apoiadores. Este ano, os patrocinadores foram as empresas Weg Equipamentos Elétricos, Hennings Veda Hidra, Metalúrgica Fey, Giassi e Cia Ltda., Agrosul Catarinense, Cartondruck Gráfica e Cooper – Cooperativa de Produtos e Abastecimento do Vale do Itajaí. O festival recebeu também o apoio da Tarpan Comércio de Veículos e Peças, Eletro Aço Altona, Parque Vila Germânica, Centro Cultural 25 de Julho e da AFG – Associação dos Grupos Folclóricos Germânicos do Médio Vale do Itajaí.

A imprensa teve papel essencial na divulgação do evento. Emissoras de rádio e televisão, jornais, blogs e portais de notícias na internet foram os grandes responsáveis pelo sucesso de público do 15º Festfolk. O Inarti e a Secretaria de Cultura e Relações Institucionais da Prefeitura de Blumenau expressam profunda gratidão aos jornalistas, comunicadores e influenciadores pela parceria e divulgação massiva, antes e durante a realização do festival.

Assessoria de imprensa
15º FESTFOLK
Miriam Mesquita – (47) 99188-0446
(Jornalista | 0007004/SC)