15º FESTFOLK VAI COLORIR BLUMENAU NO FERIADÃO DO DIA DO TRABALHADOR

As cores, as danças, a música e a beleza dos trajes de cerca de 550 folcloristas que começam a chegar a Blumenau prometem contagiar a cidade no próximo final de semana prolongado. A 15ª edição do Festival Nacional de Danças Folclóricas de Blumenau – Festfolk – começa nesta sexta-feira, dia 28 de abril e vai até segunda-feira, feriado de 1º de maio. O palco oficial do evento fica no setor dois da Vila Germânica, com apresentações alternativas na praça Dr. Blumenau no sábado e no domingo à tarde.

O Festfolk é uma realização do Instituto de Artes Integradas de Blumenau – Inarti, e da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais da Prefeitura de Blumenau. O evento é patrocinado pelo governo federal, através da Lei de Incentivo à Cultura, que possibilita a captação dos recursos junto a empresas que são beneficiadas pela renúncia fiscal. Este ano, os patrocinadores são as empresas Weg Equipamentos Elétricos, Hennings Veda Hidra, Metalúrgica Fey, Giassi, Agrosul, Cartondruck Gráfica e Cooper – Cooperativa de Produtos e Abastecimento do Vale do Itajaí. O festival recebe também o apoio da Tarpan Comércio de Veículos e Peças, Eletro Aço Altona, Parque Vila Germânica, Centro Cultural 25 de Julho, Associação dos Grupos Folclóricos Germânicos do Médio Vale do Itajaí e da imprensa regional.

Serão, ao todo, 57 apresentações no palco oficial, na Vila Germânica, e na praça Dr. Blumenau, na rua Quinze de Novembro. O Festfolk, em sua 15ª edição, reúne o folclore de três regiões, 21 grupos, 10 etnias e sete estados brasileiros representados.

“É um momento de congraçamento entre os povos que formam a nossa identidade. Um autêntico caleidoscópio de expressões folclóricas que tornam o nosso país tão diverso e colorido. Vivemos um momento em que a arte e a cultura podem nos mostrar o caminho para a paz e para o mundo com que sonhamos, e é isso que vamos reafirmar no Festfolk desse ano: os valores que levaram à criação do festival lá em 1998”, afirma a coordenadora do festival e presidente do Inarti, professora Maria Teresinha Heimann.

A entrada para assistir os grupos folclóricos é gratuita, assim como para participar da Roda de Conversa na Vila Germânica no domingo (30) às 9h, com o tema Memórias Culturais do Povo: músicas folclóricas. A programação para os quatro dias de festival pode ser conferida na página do Inarti na internet: inarti.org.br.

Assessoria de imprensa
15º FESTFOLK
Miriam Mesquita – (47) 99188-0446
(Jornalista | 0007004/SC)