16º FESTFOLK ABRE INSCRIÇÕES PARA GRUPOS DE DANÇAS FOLCLÓRICAS

Evento será realizado de 30 de maio a 2 de junho

Os grupos de danças folclóricas de todo país já podem se inscrever para participar da 16ª edição do Festival Nacional de Danças Folclóricas de Blumenau (Festfolk). O evento, promovido pelo Instituto de Artes Integradas de Blumenau (Inarti), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais da Prefeitura de Blumenau, será realizado de 30 de maio a 2 de junho de 2024. As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de fevereiro na página inarti.org.br, onde também pode ser conferido o regulamento.

O Festfolk reúne em Blumenau grupos de danças folclóricas de todo país e de diferentes etnias, uma mostra da diversidade cultural brasileira. A comissão de seleção analisa critérios como a qualidade artística do grupo, a autenticidade das coreografias, o currículo artístico e cultural do grupo e a originalidade da coreografia para grupos parafolclóricos. O palco oficial das apresentações fica no Parque Vila Germânica e a Mostra Paralela percorre praças, shoppings centers e clubes, com o objetivo de aproximar o público do festival.

Durante o evento também é lançada a Revista do Festfolk e os autores de artigos participam de rodas de conversa sobre o tema desta 16ª edição: A influência afro-brasileira através das danças folclóricas. Pesquisadores, professores e folcloristas interessados em publicar um artigo na revista, independente de seu grupo ser selecionado ou não no festival, podem encaminhar artigos até 15 de março, para o endereço de e-mail artigos@inarti.org.br, com o título Artigo 16 Festfolk.

A arte de divulgação do 16º Festfolk, de autoria de Giba Santos, homenageia o artista ítalo-brasileiro Alfredo Volpi. As cores e as formas geométricas remetem ao folclore e à pluralidade de manifestações culturais existentes no Brasil. “Volpi gostava do folclore brasileiro, pintou vários quadros retratando as festas, a religião e as crendices, principalmente do nordeste brasileiro”, ressalta Giba Santos.

O Festival Nacional de Danças Folclóricas é realizado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, possibilitando às empresas deduzir os valores do patrocínio do imposto de renda devido. A captação dos recursos viabiliza o pagamento de ajuda de custo para o transporte, hospedagem e alimentação dos grupos selecionados e também a gratuidade do ingresso para o público em todos os dias do evento.