24º FENATIB ALCANÇA EXPECTATIVA DE PÚBLICO

Auditório Heinz Geyer lotado para espetáculo do Fenatib | foto: Marcelo Martins

O Festival Nacional de Teatro para Crianças e Jovens de Blumenau – Fenatib encerrou nesta sexta-feira (16) após oito dias intensos para os 18 grupos de teatro, alunos das escolas de Blumenau e região, pais, professores e integrantes da comissão organizadora. O público que assistiu aos espetáculos nos dois auditórios do Teatro Carlos Gomes, na sala Carlos Jardim da Secretaria Municipal de Cultura, no Shopping Park Europeu e em escolas públicas superou o número de 10 mil pessoas, contando os participantes das oficinas e do 4º Seminário de Estudos sobre Teatro para Crianças e Jovens.

Análise de espetáculo | foto: Marcelo Martins

A 24ª edição do festival promoveu o reencontro das companhias teatrais com o público presencial. Em 2021 o Fenatib foi realizado apenas no formato on line por causa das restrições impostas pela pandemia de Covid-19. Para a coordenadora do festival e presidente do Instituto de Artes Integradas de Blumenau – Inarti, Maria Teresinha Heimann, a ansiedade por esse encontro foi um ingrediente especial esse ano – “atores, diretores de teatro, participantes das oficinas e palestrantes estavam ávidos pela troca de experiências. Foi um espaço importante para avaliar e refletir sobre o fazer teatro no Brasil”.

Blumenau recebeu grupos de nove estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Rio Grande do Norte, Bahia, Paraíba, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O crítico de teatro infantojuvenil, Dib Carneiro Neto, destacou a importância da diversidade de sotaques nos espetáculos – “a banca que fez a seleção dos grupos está de parabéns. Tivemos aqui em Blumenau uma amostra do que está sendo feito na área do teatro infantil em todo Brasil, e o que vi foi uma grata surpresa”.

Espetáculo “Menino Pássaro” da Trapiá Cia Teatral – Caicó/RN – foto: Divulgação

A programação do 24º Fenatib teve 41 apresentações nos palcos, duas apresentações e duas oficinas nas escolas que não conseguiram transporte para levar os alunos às salas de teatro. Também foram realizadas nove oficinas abertas para professores, atores e diretores de teatro que participaram do festival. O 4º Seminário de Estudos sobre Teatro para Crianças e Jovens, com o tema “O Teatro de Sombras na Escola”, teve público presencial e via internet. O conteúdo está disponível no canal do Inarti no YouTube. Toda a programação teve ingresso gratuito, graças ao patrocínio e apoio de empresas que investiram no Fenatib via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

O Secretário de Cultura e Relações Institucionais de Blumenau, Rodrigo Ramos, fala da importância do Fenatib para o fortalecimento da cultura e da educação como instrumentos de formação no país – “o desafio agora é pensar o que queremos para os próximos 25 anos, para este festival que amadureceu e que já é maior de idade”.

O Fenatib é realizado pelo Instituto de Artes Integradas de Blumenau – Inarti, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais de Blumenau.

Assessoria de imprensa 24º FENATIB
(47) 99188-0446 | Miriam Mesquita
(Jornalista | 0007004/SC)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.