25º FENATIB RECEBE MAIS DE 100 INSCRIÇÕES

A comissão de seleção do 25º Festival Nacional de Teatro para Crianças e Jovens de Blumenau – Fenatib, recebeu um total de 103 inscrições de grupos de teatro. O prazo para inscrever os grupos de tatero encerrou no último domingo (14). O Fenatib será realizado de 15 a 22 de setembro de 2023 e é promovido em parceria entre o Instituto de Artes Integradas de Blumenau – Inarti, e a Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais de Blumenau.

Os grupos inscritos são de 14 estados brasileiros. Só do estado de São Paulo são 33 inscrições, e de Santa Catarina, 24. Também foram recebidas inscrições de grupos do Amazonas (2), Bahia (2), Ceará (2), Distrito Federal (4), Minas Gerais (4), Mato Grosso (1), Paraíba (3), Pernambuco (3), Paraná (8), Rio Grande do Norte (1), Rio de Janeiro (4) e Rio Grande do Sul (12).

O desafio da comissão de seleção será garantir a representação dos diversos estados e regiões, sem prescindir da qualidade técnica, e também atender o máximo possível de idades, com espetáculos que sejam próprios para crianças e jovens. O festival é uma mostra não competitiva, aberta à participação de grupos teatrais de todo o Brasil, selecionados por uma comissão indicada pela organização do evento.

Os grupos serão selecionados a partir dos seguintes critérios: qualidade dos elementos do espetáculo (texto, direção, atuação, estética); coerência entre a proposta de direção e realização; valorização da inteligência, criatividade e capacidade de compreensão da criança e do jovem; diversidade de linguagens e adequação aos espaços oferecidos pelo festival. Cada grupo selecionado receberá da comissão organizadora, ajuda de custo conforme distância em linha reta da cidade de origem até Blumenau, hospedagem e alimentação.

A presidente do Inarti e coordenadora do Fenatib, Maria Teresinha Heimann, comemora: O número de inscrições recebidas nos surpreendeu. Essa participação é um reflexo da importância do Fenatib para o país na área do teatro feito para crianças e jovens. Vamos realizar um evento histórico em 2023, selando o número de 25 edições do festival”. Segundo Maria Teresinha Heimann, o anúncio dos grupos selecionados deve ser feito até o final do mês.

Assessoria de imprensa
25º FENATIB
(47) 99188-0446 | Miriam Mesquita
(Jornalista | 0007004/SC)