6º SEMINÁRIO DE ESTUDOS SOBRE TEATRO PARA CRIANÇAS E JOVENS SERÁ REALIZADO NO PERÍODO NOTURNO

O Seminário de Estudos sobre Teatro para Crianças e Jovens de Blumenau chega à sua sexta edição e, pela primeira vez, será realizado à noite. O evento é parte da programação do 26º Festival Nacional de Teatro para Crianças e Jovens (Fenatib). O objetivo da comissão organizadora é dar oportunidade de participação a professores que lecionam durante o dia. O tema deste ano é Literatura e Dramaturgia para Crianças. O seminário será realizado nos 16, 17 e 18 de setembro, a partir das 19 horas, no Teatro Carlos Gomes.

A programação do 6º Seminário de Estudos sobre Teatro para Crianças e Jovens apresenta três palestras relacionadas ao tema escolhido. Na segunda-feira (16/09), a convidada é a professora Patrícia Constâncio, Mestre em Educação, Membro da Cátedra UNESCO de Leitura na PUC/Rio, pesquisadora em leitura e literatura desde 1995 e Mestre em Leitura e Literatura pela Furb. Patrícia Constâncio vai falar sobre Desenvolvimento da Linguagem e da Oralidade da Criança. Já na terça-feira (17/09), é a vez de Gilka Girardello, professora na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), graduada em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978), Mestre em Ciências Humanas pela New School for Social Research de Nova York (1990) e Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1998). Realizou um Pós-doutorado no Programa de Educação Urbana da City University of New York. Gilka apresenta a palestra Contar Histórias: por quê? Para encerrar o seminário, na quarta-feira (18/09), Marcelo Romagnoli (SP) fala sobre Dramaturgia: fruição, desenvolvimento intelectual e emocional da criança. Marcelo Romagnoli é dramaturgo e diretor, atuando nos teatros adulto e infantojuvenil na cidade de São Paulo, desde 1994. É formado em Direção Teatral pela ECA/USP e em História da Arte pelo Instituto Lorenzo de Médici, em Florença, Itália.

A comissão organizadora optou pela realização do seminário no período noturno após muitos relatos de professores lamentando não poder participar dos debates e ouvir as palestras no horário matutino. Também professores de cursos superiores demonstravam interesse em trazer turmas de alunos para aproveitar os conteúdos apresentados pelos palestrantes. “A expectativa é de uma grande adesão esse ano. Os convidados para o seminário são nomes de grande relevância acadêmica, especialistas a partir dos temas escolhidos. Esse é o momento em que compartilhamos conhecimento, aprendemos e debatemos sobre as experiências vividas na escola e no teatro. A crítica e a reflexão são essenciais para o avanço da arte de fazer teatro para crianças e jovens” – relata Teresinha Maria Heimann, coordenadora do evento.

Os participantes do 6º Seminário de Estudos sobre Teatro para Crianças e Jovens recebem um certificado de 20 horas. As inscrições podem ser feitas no dia, no Teatro Carlos Gomes, a partir das 18 horas. A participação é gratuita, assim como toda programação do 26º Festival Nacional de Teatro para Crianças e Jovens (Fenatib). Para mais informações, basta acessar a página inarti.org.br. O Fenatib é uma realização do Inarti, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura/Governo Federal.