PELO MUNDO COMPANHIA DE TEATRO ENCERRA O 27º FENATIB COM O ESPETÁCULO REMETENTE: GANDHI

Espetáculo Remetente: Gandhi | Pelo Mundo Companhia de Teatro | São Paulo/SP (foto: Victor Barau)


O 27° Festival Nacional de Teatro para Crianças e Jovens de Blumenau (Fenatib) encerra no próximo sábado (20.09) após dez dias movimentando a cena cultural de Blumenau. Remetente: Gandhi, produção da Pelo Mundo Companhia de Teatro, de São Paulo/SP, será apresentada na sexta-feira (19.09), às 19h30, e no sábado (20.09), às 10h, no auditório Willy Sievert do Teatro Carlos Gomes. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados na secretaria do evento uma hora antes da apresentação.

Auditório Heinz Geyer do Teatro Carlos Gomes de Blumenau lotado para a apresentação do espetáculo Victor James – o menino que virou robô de videogame. (foto: Marcelo Martins)


Na edição deste ano, o festival garantiu acesso ao teatro para cerca de oito mil estudantes de Blumenau e região, cumprindo o objetivo de acesso aos espetáculos para alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Foram programadas 24 apresentações de 12 grupos de teatro, representando os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Centenas de estudantes também participaram das oficinas do ator, Mestre em Comunicação e Doutor em Letras, Lauro Góes, sobre dramaturgia, e de Beto Malabares e Rosinha Walter, de criação com materiais recicláveis.
A terceira oficina oferecida no 27º Fenatib é da Cia Teatro Lumbra, de Porto Alegre/SC, com o tema A Vivência no Teatro de Sombras. Os interessados ainda podem participar nesta sexta-feira (19.09) às 18h30, na Sala Nobre do Teatro Carlos Gomes.

Oficina Dramaturgia: criação de narrativas, com Dr. Lauro Góes, na EEB Hercílio Deeke. (foto: Marcelo Martins)

O 7° Seminário de Estudos sobre Teatro para Crianças e Jovens, encerrado nesta quarta-feira (17.09), trouxe a Blumenau especialistas e pesquisadores na área de teatro na escola. A Dra. Taís Ferreira, de Porto Alegre, o professor Leandro de Assis, de Blumenau e a Dra. Júlia Fernandes Lacerda, de Florianópolis, compartilharam práticas em sala de aula utilizando o teatro como apoio pedagógico de forma multi e interdisciplinar.

Dra. Taís Ferreira apresentando o tema “Teatro e escola: exercícios para mobilizar o que pode uma professora, acompanhada do Dr. em Teatro, Valmor Nini Beltrame. (foto: Marcelo Martins)



Os debates promovidos pelo festival para avaliar cada espetáculo também são fundamentais ao promover a evolução do teatro feito para crianças e jovens no Brasil. O crítico de teatro para crianças, Dib Carneiro, de São Paulo/SP, a Dra. em Teatro, Sabrina Moura, de Blumenau/SC e o Dr. em Teatro, Valmor Nini Beltrame, de Florianópolis/SC, assistem todos os espetáculos e apresentam observações sobre o conteúdo, a montagem, a atuação e direção. Fernando Martin Perri Grance, ator da Cia de la Curva, de Chapecó/SC, que apresentou o espetáculo Tet a Tet, ressaltou a importância do debate realizado após a apresentação – “Nós nunca tivemos esse momento de avaliação antes. Montamos o espetáculo, apresentamos, mas não temos o retorno do público. O que ouvimos dos avaliadores do festival nos ajuda a ajustar detalhes para que a experiência da criança seja inesquecível”.

Fernando Martin Perri Grance na análise do espetáculo Tet a Tet da Cia de la Curva, de Chapecó/SC. (foto: Marcelo Martins)

A realização do 27º Fenatib é do Instituto de Artes Integradas de Blumenau (Inarti) e da Secretaria de Cultura e Relações Institucionais da Prefeitura de Blumenau. O festival tem o patrocínio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e oito empresas de Blumenau destinaram recursos para a realização do Fenatib: Weg, Texpa, Gráfica 43, Huvispan, Giassi, Senior, CartonDruck e Cooper. O evento tem o apoio do Centro Cultural 25 de Julho e do Teatro Carlos Gomes de Blumenau.