
Teatro Carlos Gomes → Auditório Heinz Geyer
19h ►Abertura oficial
19h30 ► MOA – MOVIMENTO ARTÍSTICO PATRICIA DALCHAU – Joinville – SC
Etnia: Brasileira
Coordenadora: Patricia Dalchau
MOA é uma escola de dança e ginástica rítmica de Joinville que, ao longo de seus 11 anos de trajetória, vem se destacando pela valorização da arte e da cultura através do movimento. Entre suas diversas modalidades, as danças populares têm um espaço especial: são nelas que os alunos exploram ritmos, tradições e histórias de diferentes regiões do Brasil e do mundo, conectando técnica, expressão e identidade cultural.
Os grupos de danças populares do MOA já representaram a escola em diversos festivais e mostras de dança, conquistando reconhecimento pelo carisma, pela qualidade artística e pela riqueza das coreografias apresentadas. Entre as participações, destacam-se o Festival de Dança de Joinville, o Festival Nacional de Danças Folclóricas de Blumenau (FESTFOLK) e o Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis (FEFOL).
Cada apresentação é resultado de um trabalho coletivo que une professores, coreógrafos e alunos em uma experiência única de aprendizado e expressão. O MOA segue, ano após ano, levando a alegria das danças populares aos palcos, celebrando a diversidade e o poder transformador da arte!
Dança:
►Raízes e Ancestralidade – O espetáculo mergulha nas matrizes brasileiras, destacando a força afro-indígena presente na formação do país. A abertura acontece ao som do AFOXÉ, com movimentos cadenciados e fluidez nos braços que evocam espiritualidade e conexão com as tradições afro-brasileiras. Na sequência, o palco ganha a energia marcada do COCO, com batidas fortes, trabalho rítmico de pés e formações coletivas que expressam resistência e celebração popular. O encerramento traz o envolvente CARIMBÓ, com giros amplos e movimentação circular que remetem às raízes indígenas e africanas da cultura amazônica.
Mensagem: A base do Brasil é ancestral, diversa e profundamente rítmica.
19h45 ►“CHŁOPI” POLSKI ZESPÓŁ FOLKLORYSTYCZNY – Indaial – SC
Etnia: Polonesa
Entidade associada: Grupo independente com sede na Fundação Indaialense de Cultura (FIC)
Coordenadores: Jaqueline Korc e Jailsson Fabijaki
Fundado em 15 de janeiro de 2022, na Comunidade Católica de Santo Estanislau Kostka, o grupo folclórico polonês “CHŁOPI” Polski Zespół Folklorystyczny consolidou-se como o único guardião da herança eslava no Vale do Itajaí. Inspirado na grandiosa obra de Władysław Reymont, o grupo dedica-se a reavivar as tradições camponesas através de uma pesquisa etnográfica rigorosa que abrange os ritmos, danças e cantos mais tradicionais, como as polcas, valsas, kujawiaki, mazurki e oberki, que simbolizam o status e a história de seus antepassados. Mais do que entretenimento, o “CHŁOPI” promove o orgulho de pertencimento dos descendentes da região, integrando a fé católica, a culinária, o artesanato, a cultura e o vigor das danças tradicionais em cada apresentação. Com um olhar voltado à preservação e outro à educação cultural, o grupo firma-se como um elo vital entre o passado rural europeu e a identidade catarinense contemporânea.
Dança:
►Tańcowánia Łowickie – As Danças de Łowicz refletem em cores e ritmos a alma vibrante dos camponeses da Masóvia. A polka KLAPOKA é marcada pelas batidas das mãos e pés que pontuam a melodia; já o WALCZYK traz a elegância e a suavidade em passos de valsa arrastados no salão. A polka DROBNA é uma dança na qual o corpo balança em meio aos passos marcados, miúdos e de ritmo acelerado. Por último, o OWCARECEK, é uma brincadeira vibrante, onde os pares se revezam na tentativa dos rapazes de não ficarem sem um par, se obrigando a dançar com uma vassoura.