ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O 16º FESTFOLK

Evento será realizado de 30 de abril a 3 de maio de 2026

O Instituto de Artes Integradas de Blumenau (Inarti) anuncia a abertura do período de inscrições para o 16º Festival Nacional de Danças Folclóricas de Blumenau (Festfolk) a partir desta quarta-feira (19.11). O evento será realizado de 30 de abril a 3 de maio de 2026. Podem se inscrever grupos folclóricos e parafolclóricos de todo o país. O Festfolk tem o objetivo de divulgar a cultura popular brasileira por meio de danças étnicas, folclóricas e populares. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas em formato digital, por meio do preenchimento de um formulário disponível no site inarti.org.br. O período de inscrições se encerra em 19 de dezembro de 2025. O Festfolk, criado em 1998, é uma promoção do Inarti, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais da Prefeitura de Blumenau.

O Inarti informa que os grupos que confirmaram participação no edital de 2025, com repertório já aprovado, estão automaticamente selecionados e dispensados de enviar nova ficha. Se os grupos já selecionados desejarem apresentar novo repertório, devem fazer uma nova inscrição, que será submetida ao processo regular de seleção. A comissão de seleção vai avaliar critérios como qualidade artística, autenticidade das coreografias, currículo artístico e histórico-cultural do grupo e originalidade das coreografias (para grupos parafolclóricos). O resultado da seleção será divulgado no site www.inarti.org.br e também por e-mail para os grupos inscritos.

Serão aceitas inscrições nas categorias juvenil e adulto (idade mínima de 14 anos). Cada grupo poderá inscrever até três apresentações, com duração máxima de 15 minutos cada. Não haverá ajuda de custo nesta 16ª edição. No entanto, os grupos de outras cidades terão direito à hospedagem e alimentação durante o festival. O transporte até Blumenau e os deslocamentos internos são de responsabilidade dos grupos participantes.

O 16º Festfolk terá apresentações de danças no Palco Oficial e na Mostra Paralela, palestras e rodas de conversa sobre cultura popular e a publicação de artigos na Revista do Festfolk. O tema deste ano é “A influência afro-brasileira através das danças folclóricas” – uma reflexão sobre as raízes afro-brasileiras, valorizando a ancestralidade africana transmitida por meio da oralidade, da música e do movimento corporal. Artigos sobre o tema, escritos por pesquisadores, professores e folcloristas para a Revista do Festfolk serão aceitos, independentemente de o grupo ser selecionado para o festival.

A íntegra do regulamento pode ser conferida no endereço: inarti.org.br.
O envio de textos ou pedidos de esclarecimento de dúvidas sobre a inscrição podem ser solicitados por e-mail: inartiblumenau@gmail.com ou por WhatsApp: (47) 99102-1255.