ABERTURA OFICIAL DO 25º FENATIB CELEBRA JUBILEU DE PRATA

O 25º Festival Nacional de Teatro para Crianças e Jovens de Blumenau (Fenatib) será aberto oficialmente nesta quinta-feira (14), às 19 horas, no Teatro Carlos Gomes. A celebração comemora os 25 anos do festival com homenagens aos patrocinadores, pessoas que foram essenciais para a manutenção do Fenatib e a imprensa blumenauense por apoiar e divulgar o evento ao longo dos anos. Depois da cerimônia oficial, a Cia. Circo de Bonecos, de Salto/SP, apresenta o espetáculo Circo das Coisas. A noite encerra com um coquetel de confraternização.

O Fenatib foi criado em 1997, com a proposta de ser um festival não competitivo, uma mostra de espetáculos criados para o público infantil em diferentes regiões do país. Com o passar dos anos, o Fenatib deixou de ser chamado de Festival Nacional de Teatro Infantil e transformou-se no Festival Nacional de Teatro para Crianças e Jovens. Essa evolução foi resultado de debates proporcionados pelo festival, onde foi possível refletir sobre a importância do trabalho de autores e diretores na formação de plateia, na contribuição da arte para o desenvolvimento da criança e como ferramenta importante a ser utilizada na educação.

Durante esses 25 anos, o Fenatib resistiu à falta de recursos financeiros, à diferentes interpretações sobre a importância da arte e da cultura a cada nova administração do município, e até à pandemia de Covid-19, quando o festival foi realizado em formato híbrido, com transmissões via internet e presencialmente em espaços ao ar livre. As informações de algumas edições foram perdidas, mas o Instituto de Artes Integradas (Inarti), que assumiu a organização do Fenatib, estima que o público alcançado nestes 25 anos chegue a meio milhão de pessoas.

O Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e a Juventude do Rio de Janeiro (CBTIJ) homenageou o Fenatib no ano 2000 com a divulgação da marca do festival em 300 mil cartões telefônicos emitidos pela Telemar, companhia telefônica do Rio de Janeiro. Em 2019, o Fenatib recebeu o reconhecimento da Academia Catarinense de Letras e Artes (Acla) com a concessão de Voto de Louvor. Neste ano de 2023, o Fenatib foi escolhido por voto popular como o melhor projeto na categoria cultura do prêmio Viva Blumenau, promovido pela NSC TV.

“A noite de abertura do 25º Fenatib será o momento de expressar gratidão a todos que contribuíram para consolidar o festival”, destaca Maria Teresinha Heimann, idealizadora do festival, coordenadora do evento e presidente do Inarti. “Chegamos até aqui não por acaso, mas pelo comprometimento de dezenas de sonhadores que possibilitaram a concretização do Fenatib. Estamos vivendo a história e a marca de 25 anos deve ser celebrada”, complementa.

O 25º Fenatib será realizado de 15 a 22 de setembro, nas salas do Teatro Carlos Gomes e da Secretaria Municipal de Cultura, nos horários matutino, vespertino e noturno. Como eventos paralelos estão previstas cinco oficinas e o 5º Seminário Nacional de Estudos sobre Teatro para Crianças e Jovens. A programação completa está disponível na página inarti.org.br. A participação é gratuita e aberta a todos os públicos.