ACADEMIA CATARINENSE DE LETRAS E ARTES REALIZA SESSÃO ESPECIAL NO 25º FENATIB

A Academia Catarinense de Letras e Artes (Acla) realiza uma sessão especial em Blumenau no próximo sábado (16), em comemoração aos 25 anos do Festival Nacional de Teatro para Crianças e Jovens (Fenatib). O evento inicia às 14h30, no Teatro Carlos Gomes, com uma sessão ordinária, e na sequência a apresentação musical comentada sobre a obra de Dorival Caymmi, pela cantora, compositora e pianista, Denise de Castro.
A Acla congrega escritores, poetas, músicos, artistas visuais e das artes cênicas de Santa Catarina visando a disseminação da cultura em setores que até então não estavam representados em um órgão nos moldes de academia.

A Academia Catarinense de Letras e Artes (Acla) foi fundada em 2003 e tem sede em Florianópolis, tendo como finalidade valorizar e preservar as culturas regionais presentes no estado, estimular manifestações artísticas e culturais e promover encontros, simpósios, debates e outros eventos sobre temas contemporâneos. A entidade é presidida pelo dramaturgo, diretor e ator, Antônio Cunha. No ano de 2019, a Acla concedeu Voto de Louvor ao Fenatib, reconhecendo a relevância desse festival nacional voltado especificamente ao teatro feito para crianças e jovens.

O encontro marcado entre os membros da academia será aberto ao público e terá como auge a apresentação musical de Denise de Castro. A compositora, cantora e pianista, nascida em Florianópolis, é graduada em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), com formação nos cursos de canto livre e leitura rítmica pela Universidade Livre de Música (ULM) de São Paulo e ocupa a cadeira 22 da Acla (patrona Neide Maria da Rosa). Denise comenta a obra de Dorival Caymmi e apresenta 20 músicas do compositor e poeta que cantou a cultura baiana para o mundo.

Para Maria Teresinha Heimann, coordenadora do 25º Fenatib, essa sessão da Acla a ser realizada durante o festival é sinal de prestígio e legitima o evento que contribuiu de forma definitiva para a evolução da arte do teatro para crianças e jovens no Brasil: “O reconhecimento da academia é a dimensão intelectual do que fazemos no Fenatib, um espaço para pensar o teatro feito para esse público. É em festivais como o Fenatib que temos a oportunidade de conhecer grupos de todas as regiões do Brasil, de debater sobre a arte, transformando e contribuindo para a evolução dessa experiência com o palco. É uma grande honra para o Instituto de Artes Integradas (Inarti), realizador do Fenatib em parceria com a Secretaria de Cultura de Blumenau, receber a Acla em nosso evento.”

Assessoria de Imprensa
Inarti | 25º FENATIB
(47) 99188-0446 | Miriam Mesquita
(Jornalista | 0007004/SC)