AGENDAMENTO DE ESCOLAS PARA O 2º ANIMAGIA VAI ATÉ SEXTA-FEIRA (15/03)

Festival oferece 12 espetáculos gratuitos para alunos das escolas da região

O 2º Festival Nacional de Teatro de Animação (Animagia) começa no próximo dia 20 de março (quarta-feira) e vai até o dia 23 (sábado) com apresentações gratuitas na sala Carlos Jardim da Secretaria de Cultura e no auditório Willy Sievert do Teatro Carlos Gomes. São oferecidos 12 espetáculos para o público em geral e para alunos de escolas da região. A programação com a sinopse, local, horário e indicação de idade pode ser conferida na página inarti.org.br. Professores e gestores de escolas que tenham interesse em levar turmas de alunos para assistir as apresentações devem fazer o agendamento por e-mail: agendamento.animagia@gmail.com.

O 2º Animagia apresenta os espetáculos Kasperl e a Cerveja do Papa, e O Incrível Ladrão de Calcinhas, ambos da Trip de Teatro de Rio do Sul/SC; Sonhatório, da Cia Truks de São Paulo/SP; Alice no Brasil das Maravilhas, da Essaé Cia. de Joinville/SC; O Chinês e o Dragão, da Cia. CórtexArte de Curitiba/PR; e Brincando com Lixo, de Beto Malabares, de Gaspar/SC, espetáculo que será levado a escolas de Blumenau. Paralelo ao festival também serão realizados o 1º Seminário de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas de Blumenau e a Exposição de Bonecos Sérgio Tastaldi.

O 1º Seminário de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas de Blumenau começa no dia 21, na sala Carlos Jardim. O tema deste primeiro seminário é “O Teatro de Formas Animadas”. Na abertura, o palestrante Valmor Níni Beltrame/SC apresenta “As Transformações no Teatro de Animação Brasileiro”, com coordenação de Osvaldo Gabrieli; à tarde, Sandra Vargas/SP apresenta o tema “Teatro de Objetos: vertente contemporânea do teatro de animação?” A coordenação é de Valmor Níni Beltrame. No dia 22 o seminário segue com a palestra “Desafios para o Teatro de Animação Brasileiro”, com Nina Vogel/SP e Osvaldo Gabrieli/SP.

A Exposição de Bonecos “Teatro feito à mão”, da Essaé Cia. de Joinville/SC será realizada no Mausoléu Dr. Blumenau entre 21 e 23 de março, das 10 horas até as 16h30, com visitas monitoradas. A exposição oferece ao público a oportunidade de manipular os bonecos e criar, a cada momento, um novo espetáculo. O acesso é livre e gratuito para todos os públicos. A realização é do Instituto de Artes Integradas de Blumenau (Inarti) com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais da Prefeitura de Blumenau.