CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO 2º ANIMAGIA

2º Festival Nacional de Teatro de Animação (Animagia)
20 a 23 de março de 2024 | Blumenau/SC

ATENÇÃO:
agendamento de turmas por escolas deve ser solicitado no endereço de e-mail:
agendamento.animagia@gmail.com

20/3/2024
Secretaria Municipal de Cultura – Sala Carlos Jardim

19h
ABERTURA 2º ANIMAGIA – Festival Nacional de Teatro de Animação

19h30
Celebração dos 20 anos de criação do Inarti – Instituto de Artes Integradas de Blumenau Instituto de Artes Integradas de Blumenau – homenagem aos fundadores;

20h
Espetáculo: Kasperl e a Cerveja do Papa – Trip de Teatro – Rio do Sul/SC
Direção: Paco Parício
Duração: 45 minutos
Público: acesso livre

Sinopse: Num mosteiro muito antigo, onde se produz a melhor cerveja daquela região, a notícia da visita do Papa causa grande confusão. Conseguirá o Frei beberrão conter sua sede e reservar o melhor barril de cerveja para o Papa? Ou será necessário contar com a ajuda do popular Kasperl e sua maneira politicamente incorreta de resolver qualquer situação? Descobriremos na próxima rodada! Prosit!

“Kasperl e a Cerveja do Papa” – Trip de Teatro de Rio do Sul/SC (foto: Una!)

21/3/2024
Teatro Carlos Gomes – Auditório Willy Sievert

15h30 e 19h30
Espetáculo – O Incrível Ladrão de Calcinhas – Cia. Trip de Teatro – Rio do Sul/SC
Direção: Willian W.
Duração: 55 minutos
Público: a partir de 12 anos

Sinopse: O escritório do Detetive Bill Flecha é procurado por Srta. Velda, uma “mulher-fatal” que tem sua “peça íntima” roubada e pagará qualquer quantia para tê-la de volta. O que parecia um crime banal dá origem a uma série de outros crimes violentos, onde todos são suspeitos até que se prove o contrário, ou até que seus corpos sejam encontrados em algum beco escuro.

“O Incrível Ladrão de Calcinhas” – Trip de Teatro de Rio do Sul/SC

22/3/2024
Teatro Carlos Gomes – Auditório Willy Sievert

9h30 e 15h30
Espetáculo: Sonhatório – Cia Truks São Paulo/ SP
Direção: Henrique Sitchin
Duração: 50 min
Público: a partir de 3 anos

Sinopse: Em Sonhatório a Cia Truks utiliza uma técnica de teatro conhecida como “Teatro de Objetos”, ou então, como também gostamos de chamar, à nossa maneira, de “Teatro Com Objetos”. Aqui, mudamos o uso cotidiano do objeto para construir nossas criaturas, ou simbolizar personagens. Uma colher de pau se transforma em uma cozinheira, sacos de lixo viram águas vivas, garrafas térmicas serão pinguins, pequenas xícaras viram espevitados patinhos, uma chaleira branca um esplendoroso cisne, entre outras dezenas de criaturas. É com a utilização desses recursos que retratamos os procedimentos de três supostos loucos, na hora do almoço, em um sanatório, para justamente indagarmos: quem são os verdadeiros loucos nos dias de hoje? Não seriam aqueles, diferentemente de nossos protagonistas, incapazes de brincar?

“Sonhatório” – Cia Truks de São Paulo/SP (foto: Henrique Sitchin)

23/3/2024
Secretaria Municipal de Cultura – Sala Carlos Jardim

9h30 e 15h30
ESPETÁCULO: Alice no Brasil das Maravilhas – Essaé Cia – Joinville SC
Direção e bonecos: Sérgio Tastaldi
Duração: 45 min
Público: a partir de 3 anos

Sinopse: Alice vive numa fazendinha, curte a natureza e adora frutas e sucos naturais. Certo dia, quando escolhia a sombra de uma árvore onde se sentar para ler um livro, encontra o estranho e apressado Sapo Cururu. Ao segui-lo, acaba por cair num buraco e vai parar num mundo totalmente estranho, onde encontra bichos como o tucano, o mico-leão, o papagaio e o bicho-preguiça, além de um chapeleiro maluco. Todos alertam Alice em relação à malvada Rainha das Copas. No entanto, para conseguir voltar para casa, Alice precisa encontrá-la e disputar com ela uma partida de futebol. Mas não é nada fácil ganhar da Rainha!

“Alice no Brasil das Maravilhas” – Cia Essaé de Joinville/SC (foto: divulgação)

23/3/2024
Teatro Carlos Gomes – Auditório Willy Sievert

10h e 16h
Espetáculo: “O Chinês e o Dragão” – Cia. CórtexArte – Curitiba – PR
Direção: Luciane Figueiredo e Cláudio Fontan
Duração: 30 min
Público: a partir de 05 anos

Sinopse: Algumas histórias são contadas sem palavras. A história de Chan, o chinês é uma destas. O frio congela o lago, e ele não pode mais pescar. Esta peça foi inspirada no livro “Góru el mágico” da mexicana Natália Armienta além de outras histórias entrelaçadas na cultura chinesa, esta peça teatral mergulha nas profundezas do silêncio para revelar emoções que ultrapassam as barreiras da linguagem.

“O Chinês e o Dragão” – CórtexArte de Curitiba/PR (foto: Cayo Vieira)

EXPOSIÇÃO “TEATRO FEITO A MÃO”

21/03 a 23/03/2024 – Mausoléu Dr. Blumenau

Essaé Cia – Joinville – SC
Horário: 10h às 16h30 – visitas monitoradas;
Público: acesso livre

Sinopse: Interativa, a exposição Teatro Feito à Mão oferece ao público a oportunidade de manipular os bonecos e criar, a cada momento, um novo espetáculo.
O convite é claro: “Por favor, mexa”. Ao apertar gatilhos, manipular marionetes, girar manivelas, o público se conecta com a ação da arte. A arte é feita à mão e remete a algo um pouco abandonado nos dias de hoje. Por isso a exposição é interativa e convida ao toque.
E não é somente para crianças. “A exposição é também para a criança que existe em todos nós”, brinca Sérgio Tastaldi, que coloca na exposição sua experiência de mais de 30 anos criando bonecos e espetáculos teatrais.
Pais e filhos podem escolher onde vão dar asas à criatividade. Algumas Caixinhas de Teatro são acompanhadas de músicas e textos gravados e outras aguardam os textos criados pelo próprio público.

Exposição “Teatro Feito a Mão” – Essaé Cia – Joinville/SC