CRÍTICO DE TEATRO AVALIA ESPETÁCULOS DO 24º FENATIB

Oficina/palestra com Dib Carneiro Neto : foto: Marcelo Martins

A manhã de quinta-feira (15) foi de aprendizado com o jornalista, dramaturgo e crítico de teatro infantojuvenil, Dib Carneiro Neto. Na oficina “Estudos críticos sobre os espetáculos apresentados no 24º Fenatib”, o crítico especializado em teatro infantil analisou os espetáculos apresentados até agora.

Após explanar um pouco de sua trajetória de mais de 30 anos de experiência, Dib listou alguns destaques do que percebeu de positivo no festival: a diversidade de sotaques, privilegiando todas as regiões do país, a grata surpresa ao ver que os grupos resistiram ao isolamento causado pela pandemia de coronavírus e a percepção de que a linguagem do teatro vem sendo respeitada, sem ceder às pressões para “educar” a criança. “Criança é educada em casa e na escola. O teatro deve ser um momento de encontro com a subjetividade da arte, de forma livre, estimulando a espontaneidade”, lembra o palestrante, que afirma que a criança percebe quando está sendo manipulada.

Dib Carneiro Neto deu uma aula sobre as sutilezas que o teatro oferece: falou sobre a importância dos contos clássicos e a necessidade de adaptá-los com propostas inovadoras, enfatizou que nem tudo precisa ser evidente em uma peça, já que a metáfora é compreendida pela criança e alertou para o perigo de querer arrematar o espetáculo com explicações ou lições que já estão implícitas na peça.

Os temas geraram debate a partir de perguntas feitas pelo público que participava presencialmente e também via internet. A oficina foi transmitida “ao vivo” no canal do Instituto de Artes Integradas de Blumenau – Inarti e permanece disponível no YouTube para quem quiser assistir.

Link oficina:
https://www.youtube.com/watch?v=5w5mniXoRZA

Assessoria de imprensa 24º FENATIB
(47) 99188-0446 | Miriam Mesquita
(Jornalista | 0007004/SC)