ESPECIALISTAS EM TEATRO INFANTIL ANALISAM ESPETÁCULOS DO FENATIB

Análise de espetáculo no Fenatib | foto: Marcelo Martins

Já estão em Blumenau o doutor em teatro, Valmor Níni Beltrame, e o crítico de teatro infantil, Dib Carneiro Neto. Durante o final de semana eles participaram de avaliações dos espetáculos apresentados no Festival Nacional de Teatro Infantil para Crianças e Jovens de Blumenau – Fenatib, acompanhados do ator, diretor e produtor de teatro, Romualdo Pepe Sedrez, da Carona Escola de Teatro de Blumenau.

Segundo Elton Gomes, vice-presidente do Instituto de Artes Integradas de Blumenau – Inarti, o Fenatib tem a característica de não ser um festival competitivo, mas uma mostra do que vem sendo produzido no teatro infantojuvenil do país. Os encontros com os grupos têm o objetivo de promover a troca de conhecimento e é aberto também ao público presente ao espetáculo a ser avaliado. Os integrantes das companhias teatrais apresentam informações como: de onde veio a inspiração para a montagem da peça, qual o objetivo a ser alcançado com a apresentação, como foi a escolha dos elementos de cena, efeitos sonoros e iluminação. Com estes dados, a banca analisa cada item e reforça os pontos positivos da montagem em suas críticas. Os especialistas também podem expressar alguma crítica capaz de melhorar ainda mais o espetáculo, levando em conta o objetivo inicial da concepção da peça.

Da esquerda para a direita, Dib Carneiro Neto, Valmor Níni Beltrame e Pepe Sedrez | foto: Marcelo Martins

Valmor Níni Beltrame é também um dos palestrantes do 4º Seminário de Estudos sobre Teatro para Crianças e Jovens, com o tema “O Teatro de Sombras na Escola”. Ele fala sobre a (re) descoberta da sombra. Beltrame é especializado em teatro de sombras no Institut International de La Marionnette, na França, e é mestre e doutor em teatro pela Universidade de São Paulo – USP. O seminário presencial também será transmitido ao vivo pela internet, nos dias 12, 13, e 14 de setembro, das 9h às 11h30.

O crítico de teatro infantil, Dib Carneiro Neto, é palestrante da oficina “Estudos críticos sobre os espetáculos apresentados no 24º Fenatib”, no dia 15 de setembro, das 9h às 11h30. O jornalista e dramaturgo acompanha a evolução do teatro infantil no Brasil desde a década de 90, quando começou a escrever críticas na revista Veja São Paulo. Foi também o editor-chefe do caderno de cultura do Jornal O Estado de São Paulo por uma década. A experiência e conhecimento acumulados durante todos esses anos faz de Dib Carneiro Neto um convidado especial em todos os festivais, para esse público específico, realizados no Brasil.

Toda essa programação é aberta ao público e a participação é gratuita.

Assessoria 24º FENATIB
(47) 99188-0446 | Miriam Mesquita
(Jornalista | 0007004/SC)