FENATIB NÃO É SÓ PARA CRIANÇAS

5º Seminário de Estudos sobre Teatro recebe especialistas em Educação, Comunicação e Mímica

O 5º Seminário de Estudos sobre Teatro para Crianças e Jovens, evento paralelo ao 25º Festival Nacional para Crianças e Jovens de Blumenau (Fenatib), será realizado de 16 a 18 de setembro no Teatro Carlos Gomes, no período matutino. Para falar sobre o tema deste ano “Palhaçaria e Comicidade”, o evento recebe nomes consagrados no cenário nacional e internacional. O conteúdo das palestras é voltado a educadores, pais, pesquisadores, estudantes e profissionais do Teatro.


O seminário recebe no primeiro dia (16) o pedagogo, especialista em psicopedagogia e arte-educação, Cláudio Saltini. O tema da palestra, “Intervenção de Palhaçaria”, é baseado em sua experiência na Cia. Circo de Bonecos, criada em 1999. O grupo de teatro se destaca pela qualidade de seus espetáculos e pela pesquisa no cruzamento do teatro de bonecos com o jogo clownesco, a pantomima e a mímica. Após a palestra está previsto um bate-papo, quando o público terá a oportunidade de fazer perguntas e contribuir com o debate. A conversa será coordenada pelo diretor e artista visual do Grupo Teatral XPTO, de São Paulo, Osvaldo Gabrieli.


O 5º Seminário de Estudos sobre Teatro para Crianças e Jovens apresenta ainda, no dia 17, o professor Dr. Walter de Sousa Júnior, falando sobre “O Palco e o Picadeiro”. Especialista na área de Comunicação, Walter aborda temas contemporâneos como liberdade de expressão, identidade, mediação e censura. O palestrante é mestre e doutor em Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Na mesma instituição conduziu duas pesquisas de pós-doutoramento. É professor e pesquisador colaborador do Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura da ECA/USP e autor de 12 livros. A mediação desta palestra é do diretor teatral, bonequeiro e pesquisador na área do teatro, Professor Dr. Valmor Nini Beltrame.


No dia 18, a palestra “A Arte da Palhaçaria”, com Álvaro Assad, encerra o seminário. Assad é conhecido por sua recente atuação na série infantil “Turma da Mônica”, interpretando Jarbas, o leal mordomo de Carminha Frufru. Assad tem formação em Teatro e Mímica e faz pesquisa continuada desde 1993 no Centro Teatral Etc e Tal do qual faz parte. Foi discípulo do português Luís de Lima, o precursor da mímica no Brasil que trabalhou com Marcel Marceau. A coordenação da palestra será do professor Dr. Antonio Lauro de Oliveira Goes, mestre em Comunicação e doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O seminário é uma realização do Instituto de Artes Integradas (Inarti) em parceria com a Secretaria de Cultura de Blumenau (SMC), com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas na página inarti.org.br.