FENATIB RECEBE MOÇÃO DE LOUVOR DA CÂMARA MUNICIPAL DE BLUMENAU

Homenagem proposta pelo vereador Adriano Pereira destaca a marca de 25 edições

O Festival Nacional para Crianças e Jovens de Blumenau (Fenatib) recebe nesta quinta-feira (26/10), às 19 horas, em sessão solene na Câmara Municipal de Blumenau, Moção de Louvor por atingir a marca de 25 edições. A indicação do vereador Adriano Pereira foi aprovada por unanimidade na sessão do último dia 06 de outubro. A convidada para receber a homenagem é a professora e mestre em teatro-educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb), Maria Teresinha Heimann, idealizadora e coordenadora do festival. A Moção de Louvor, com expedição de diploma e entrega em plenário, é uma forma de reconhecimento e legitimação da relevância deste festival nacional dedicado ao público infantojuvenil.

O Fenatib foi criado em 1997 com o objetivo de democratizar o acesso aos espaços da arte do teatro em Blumenau. É um festival não competitivo, uma mostra de espetáculos criados para o público infantojuvenil em todo Brasil. A partir das inscrições, a comissão de seleção tem o cuidado de proporcionar a representatividade de todas as regiões do país, oferecendo ao público montagens teatrais de diferentes influências culturais brasileiras. O Fenatib chega aos 25 anos de realização concretizando sua contribuição para a evolução do teatro feito para crianças e jovens, estimulando debates para refletir sobre a importância do trabalho de autores e diretores na formação de plateia, na contribuição da arte para o desenvolvimento da criança e como ferramenta importante a ser utilizada na educação.

Segundo o autor da indicação, o vereador Adriano Pereira, a ideia da homenagem surgiu ao participar da abertura oficial do evento de 2023 e tomar conhecimento da marca de 25 edições alcançada pelo Fenatib: “Eu participei das primeiras edições deste festival ao final da década de 90, como servidor da então Fundação Cultural de Blumenau. O tamanho deste festival, a importância para a cultura e sua influência na arte de fazer teatro para este público em todo território nacional é um orgulho pra todos nós. A população precisa saber dos desafios enfrentados para chegar até aqui, já que um grupo de pessoas abnegadas não desistiu de promover o Fenatib, apesar das dificuldades. Entregar essa Moção de Louvor para a idealizadora do Fenatib, a professora Maria Teresinha Heimann, é uma grande honra.”

Maria Teresinha Heimann recebeu com alegria a notícia da indicação: “O Fenatib merece essa homenagem. Só quem acompanhou a trajetória do festival ao longo dos últimos anos sabe dos esforços para mantê-lo vivo diante de tantos desafios. Essa Moção de Louvor ganha importante significado, principalmente vindo de uma esfera de poder como o legislativo de nossa cidade. Dedico essa homenagem aos servidores e voluntários que, desde 1997, não medem esforços para concretizar os ideais que motivaram a criação desse festival e à equipe do Instituto de Artes Integradas (Inarti) que assumiu a coordenação do Fenatib em 2016 em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais. O sentimento é de profunda gratidão”