INARTI COMEMORA 20 ANOS DE FUNDAÇÃO

Instituto nasceu para viabilizar eventos culturais em Blumenau

O Instituto de Artes Integradas de Blumenau (Inarti) comemora os 20 anos de fundação em evento marcado para o próximo dia 20 de março, às 19 horas, no auditório Carlos Jardim da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais. A celebração terá homenagens aos sócios-fundadores e a apresentação de um audiovisual contando, de forma resumida, a trajetória do instituto. O Inarti é o realizador de importantes festivais de porte nacional na cidade de Blumenau, como o festival Nacional de Danças Folclóricas (Festfolk) e o Festival Nacional de Teatro para Crianças e Jovens (Fenatib).

O Inarti nasceu em dezembro de 2003 com o nome de Instituto dos Festivais, e foi consolidado com o registro do seu estatuto em abril de 2004. Durante essas duas décadas, prestou relevantes serviços à cidade de Blumenau na área da Cultura, com a colaboração de sócios abnegados que o tornaram conhecido trabalhando árdua e incessantemente para que os eventos se realizassem. Os dois principais festivais realizados pelo Inarti são o Festival Nacional de Teatro para Crianças e Jovens (Fenatib), que completou 25 anos em 2023, e o Festival Nacional de Danças Folcóricas (Festfolk), que este ano chega a sua 16ª edição.

A presidente do Inarti, Maria Teresinha Heimann, destaca que: “O instituto e seus associados são multiplicadores de ações culturais importantes, aglutinando experiências de artistas e criadores espalhados pelo país. Temos sido fonte de aprendizado e possibilitamos a troca de experiências de arte e cultura através da participação dos grupos que aqui estiveram ao longo desses 20 anos e que, pelas mãos da equipe do Inarti, possibilitaram acesso de plateia aos teatros e formação cultural.”

Na mesma noite da celebração dos 20 anos do Inarti será realizada também a abertura do 2º Festival Nacional de Teatro de Animação (Animagia), com o espetáculo Kasperl e a Cerveja do Papa, apresentado pela Trip de Teatro de Rio do Sul/SC. Todos os espetáculos do 2º Animagia são gratuitos, bem como a participação no 1º Seminário de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas de Blumenau que acontece no mesmo período. O evento de comemoração dos 20 anos do Inarti encerra com um coquetel de confraternização.