INARTI DIVULGA RESULTADO DO 2º ANIMAGIA

Palestras do Seminário e Revista Panacea já estão publicadas para consulta on line

O Instituto de Artes Integradas de Blumenau (Inarti), responsável pala realização do 2º Festival Nacional de Teatro de Animação de Blumenau (Animagia), comemora o sucesso do evento que coroou os 20 anos de fundação do instituto. Os números surpreenderam nesta segunda edição do Animagia, que aconteceu de 20 a 23 de março. Durante os quatro dias, mais de 1500 pessoas, entre adultos e crianças, participaram da programação que ofereceu espetáculos, o 1º Seminário de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas e a exposição “Teatro Feito à Mão”. Os materiais de registro do festival já estão publicados para consulta on line, na página do Inarti na internet e no YouTube.

A coordenadora do 2º Animagia, Maria Teresinha Heimann, destaca que o evento criado em 2022 tem potencial para tornar-se grande como o Festival Nacional de Teatro para Crianças e Jovens (Fenatib) e o Festival Nacional de Danças Folclóricas (Festfolk), ambos também promovidos pelo Inarti. Durante a realização do 1º Seminário de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, ficou evidente a lacuna de espaços dedicados a esse nicho. O presidente da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos (ABTB), Valmor Níni Beltrame, fez um apelo para que o evento seja transformado em um festival internacional de teatro de animação. O desafio para o Inarti é captar patrocinadores que viabilizem essa mudança.

As palestras apresentadas por especialistas do teatro de animação brasileiro, como Sandra Vargas, Nina Vogel, Osvaldo Gabrieli e Valmor Níni Beltrame podem ser acessadas na íntegra no canal do Inarti no YouTube. Também já está publicado o vídeo com o registro da abertura oficial do 2º Animagia e homenagem aos sócios-fundadores do Inarti na comemoração dos 20 anos de fundação do instituto. Na página inarti.org.br, na aba das publicações, é possível conferir a última edição da Revista Panacea. O material reúne artigos de pesquisadores, artistas e diretores de teatro que participaram desta edição do Animagia.


“Criamos e contamos muitas histórias; despertamos fantasias e alegrias; dividimos experiências e emoções. Nossa equipe deu vida a seres inanimados, tornando o festival motivo de orgulho para a população de Blumenau. Nosso agradecimento à Weg, Cooper, Hennings e Gráfica 43 que patrocinaram o Animagia através da Lei de Incentivo à Cultura e também ao Teatro Carlos Gomes, Centro Cultural 25 de Julho e Secretaria de Cultura pelo apoio. Agora vamos trabalhar na organização do Festfolk e do Fenatib deste ano” – declara a presidente do Inarti e coordenadora do festival, Maria Teresinha Heimann.