O ENCANTAMENTO DA SOMBRA É TEMA DE PALESTRA NO 24º FENATIB

Palestra “Os encantamentos da sombra nos processos criativos” | foto: Marcelo Martins

Começou nesta segunda-feira, dia 12, o 4º Seminário de Estudos sobre Teatro para Crianças e Jovens, evento orbital do 24º Festival Nacional de Teatro para Crianças e Jovens de Blumenau – Fenatib. O tema deste ano é “O Teatro de Sombras na Escola” e tem como público-alvo educadores e grupos participantes do festival.

A primeira palestra foi do encenador, cenógrafo, diretor e sombrista, Alexandre Fávero, fundador da Cia Teatro Lumbra de Animação (2000), de Porto Alegre. Alexandre Fávero acumula mais de 20 anos de atuação profissional, com prêmios nas áreas da encenação e da pesquisa em artes cênicas. O tema “Encantamentos da sombra nos processos criativos” iniciou com uma reflexão sobre o conceito de encantamento. O público presente e também os que acompanhavam a transmissão on line puderam compartilhar suas primeiras experiências com as sombras, vividas ainda na infância. A pedagoga Anne Florise, contou que é natural do Rio Grande do Norte e que sua avó, analfabeta, se orientava pela sombra de uma árvore no quintal para saber as horas. É desta forma que a sombra a acompanha nas memórias e o que a fez querer participar do seminário com esse tema.

Alexandre Fávero no Seminário de Estudos sobre Teatro para Crianças e Jovens | foto: Marcelo Martins

O palestrante propôs perguntas aos participantes, instigando a experimentação e listando várias áreas para o planejamento de uma peça de teatro de sombras, desde a concepção pedagógica, filosófica, até o planejamento financeiro. “A sombra existe, mas se tratando de arte, só estará disponível se alguém lhe conferir os devidos valores para ser apreciada como tal”, destaca Alexandre.

Participantes do seminário fazem experimentação de sombras | foto: Marcelo Martins

Após a explanação da teoria, os participantes tiveram a oportunidade de “brincar” com a sombra de elementos que Alexandre utiliza em seus espetáculos. O doutor em teatro, Valmor Níni Beltrame, fez a mediação de perguntas do público presente e do chat da transmissão.

A segunda palestra do seminário será nesta terça-feira com o tema “Teatro de Sombras: ferramentas para criação artística”, do ator e diretor Lucas Rodrigues. Ele é fundador da companhia teatral “Fios de Sombra” e é especialista em teatro de animação com ênfase no teatro de sombras.

O seminário vai até quarta-feira, dia 14, das 9h às 11h30, e pode ser acompanhado “ao vivo” no canal do Instituto de Artes Integradas de Blumenau – Inarti, no YouTube. A participação é gratuita.

Assessoria de imprensa 24º FENATIB
(47) 99188-0446 | Miriam Mesquita
(Jornalista | 0007004/SC)