DIVULGADA A PROGRAMAÇÃO DO 15º FESTFOLK

Acesse AQUI a programação completa

A programação do Festival Nacional de Folclore de Blumenau – Festfolk, acaba de ser divulgada pela comissão organizadora. O evento é uma realização do Instituto de Artes Integradas de Blumenau – Inarti, e da Secretaria de Cultura e Relações Institucionais. Entre os dias 28 de abril e 1º de maio de 2023, a população de Blumenau e região vai ter a oportunidade de conhecer as danças folclóricas de três regiões brasileiras, apresentadas por grupos que representam sete estados e 10 etnias.

O festival deste ano selecionou 21 grupos que intercalam suas apresentações de maneira a proporcionar uma verdadeira viagem pelo folclore do sul ao nordeste do país. Eles vêm de Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Esse espetáculo de ritmos, sons, trajes e o esmero no preparo das coreografias proporciona uma experiência rara e rica sobre a nossa diversidade. O palco do Festfolk vai receber, por exemplo, grupos de danças de dois países em conflito: o Blahobrazof, de Piçarras/SC, que apresenta o folclore russo e o Vesselka, de Prudentópolis/PR, que apresenta danças ucranianas. Um momento de valorizar o poder da arte em unir e celebrar as tradições, com respeito às diferenças culturais de cada povo.

A coordenadora do Festfolk, Maria Teresinha Heimann, destaca que o evento simboliza a união e a paz, momento em que as famílias comemoram o feriadão em homenagem ao trabalhador – “a arte e a cultura são importantes canais de produção de conhecimento, revelando a beleza de um país formado por diferentes povos, vivendo pacificamente e compartilhando um precioso legado de expressões populares em forma de festejos, sempre voltadas à integração da comunidade.”

Segue resumo da programação dos quatro dias de evento:
28/04/2023 – sexta-feira – 19h – abertura oficial 15º Festfolk – Vila Germânica;
29/04/2023 – sábado – 15h – apresentações na praça Dr. Blumenau – palco alternativo;
29/04/2023 – sábado – 19h – apresentações na Vila Germânica – palco oficial;
30/04/2023 – domingo – 9h – Roda de Conversa – Vila Germânica;
30/04/2023 – domingo – 15h – apresentações na praça Dr. Blumenau – palco alternativo;
30/04/2023 – domingo – 15h às 17h – apresentações na Vila Germânica – palco oficial;
30/04/2023 – domingo – 19h – apresentações na Vila Germânica – palco oficial;
1º/05/2023 – segunda-feira – 14h às 17h30.

Para os estudiosos e entusiastas do folclore, bem como de toda comunidade acadêmica das Ciências Sociais, o ponto alto é a Roda de Conversa a ser realizada no domingo, a partir das 9 horas, na Vila Germânica. O tema é MEMÓRIAS CULTURAIS DO POVO: música folclórica. O grupo convidado para compartilhar sua trajetória é o Arreda Boi, de Florianópolis/SC. O debate será em torno da importância das canções e folguedos populares que fazem parte do patrimônio imaterial de diferentes e numerosos grupos étnicos espalhados pelo Brasil.

A participação é aberta ao público e totalmente gratuita, graças ao patrocínio de empresas via Lei de Incentivo à Cultura. A programação completa está disponível na página do Inarti na internet: inarti.org.br.

Assessoria de imprensa
15º FESTFOLK
Miriam Mesquita – (47) 99188-0446
(Jornalista | 0007004/SC)