PALESTRA “A (RE)DESCOBERTA DA SOMBRA” ENCERRA SEMINÁRIO NO FENATIB

Palestra “A (re) descoberta da sombra” | foto: Marcelo Martins

Naquela manhã, ele viu o que até então havia olhado sem ver: grudada a seus pés jazia a sombra, mais longa que seu corpo”.

Eduardo Galeano

Com o texto “História da Sombra”, de Eduardo Galeano, o professor doutor, Valmor Níni Beltrame iniciou sua palestra no último dia do seminário “O Teatro de Sombras na Escola”, evento orbital do 24º Festival Nacional de Teatro para Crianças e Jovens de Blumenau – Fenatib. O público presencial participou de dinâmicas de sensibilização para aprender a redescobrir a sombra.

Professor Dr. Valmor Níni Beltrame | foto: Marcelo Martins

“É possível pegar a própria sombra? Brincamos com a sombra dos colegas. Quem coloca primeiro o pé sobre a sombra do amigo? E na cabeça? Em outras partes do corpo? Desenhamos letras do alfabeto com sombras do corpo usando a luz do sol”, escreve Beltrame para a Revista Panacea, revista de Estudos sobre Teatro para Crianças e Jovens. O texto ganha vida na sala com os professores que buscam conhecimento para trabalhar o teatro de sombras com seus alunos. Uma brincadeira que vai projetando formas no lençol branco, enquanto lanternas oferecem a luz para os experimentos. No chão, o desenho dos corpos que se transformaram em palavras e que se juntaram em um poema coletivo. Cada um expressou verbalmente seu encontro com a sombra:

Adorei brincar com você, hoje
Ocasional…
Abertura de uma nova porta
Se não tiver luz, não tem você
Siga seus instintos
Perceber…
Você é incrível!
Persistência

Participantes do seminário expressam em palavras seus encontros com a sombra | foto: Marcelo Martins

Níni Beltrame complementou o conteúdo apresentado pelos dois primeiros palestrantes, Alexandre Fávero e Lucas Rodrigues, que trabalharam “O encantamento das sombras nos processos criativos” e “Ferramentas para criação artística no teatro de sombras”, respectivamente. Com as dinâmicas propostas, Níni evidenciou a linguagem artística do teatro de sombras e a sensibilidade necessária para criar narrativas.

Palestras forma transmitidas “ao vivo” e estão disponíveis no canal do Inarti no YouTube | foto: Marcelo Martins

O 4º Seminário de Estudos sobre Teatro para Crianças e Jovens foi transmitido “ao vivo” no canal do Instituto de Artes Integradas de Blumenau – Inarti no YouTube e permanece disponível para quem quiser assistir às três palestras.

Assessoria 24º FENATIB
(47) 99188-0446 | Miriam Mesquita
(Jornalista | 0007004/SC)