PROGRAMA DO 1º SEMINÁRIO DE ESTUDOS SOBRE TEATRO DE FORMAS ANIMADAS DE BLUMENAU

TEMA: TEATRO DE FORMAS ANIMADAS NO BRASIL – DESAFIOS E TRANSFORMAÇÕES

21/03/2024
Secretaria Municipal de Cultura – Sala Carlos Jardim

9h – Título: TRANSFORMAÇÕES NO TEATRO DE ANIMAÇÃO BRASILEIRO

Palestrante: Valmor Níni Beltrame/SC   Bonequeiro, Mestre em Teatro (1995) e Doutor em Teatro (2001) pela Universidade de São Paulo – USP. Professor de Teatro na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC (1988 – 2016). Foi editor da Móin-Móin de 2005 a 2018. Edita a Revista Mamulengo – Revista da ABTB. Preside a Comissão de Pesquisa e Formação Profissional da ABTB – UNIMA Brasil. Membro da ACLA – Academia Catarinense de Letras e Artes

Valmor Níni Beltrame (foto: Marcelo Martins)

Coordenação: Osvaldo Gabrieli/SP – Artista visual de formação, diretor, ator, marionetista, dramaturgo, cenógrafo e figurinista, Gabrieli funda o Grupo XPTO, em São Paulo, em 1984, e desde então constrói uma das mais brilhantes carreiras no teatro dedicado a jovens. O XPTO em seus anos de história e invenção teatral criou uma poética que o distingue por suas peculiaridades, sobretudo no campo plástico, visual e sonoro

14h – Título: TEATRO DE OBJETOS – VERTENTE CONTEMPORÂNEA DO TEATRO DE ANIMAÇÃO?

Palestrante: Sandra Vargas/SP – Formada em Artes Cênicas, com habilitação em Interpretação Teatral pela Universidade do Rio de Janeiro (Uni-Rio), é uma das fundadoras do GRUPO SOBREVENTO, um dos mais importantes Grupos de Teatro do País, reconhecido como um dos maiores especialistas brasileiros em Teatro de Bonecos e de Animação. Melhor Atriz e Revelação de Melhor Atriz para os Prêmios Mambembe e Coca-Cola. Em 2000, ganhou o Prêmio APCA (da Associação Paulista de Críticos de Arte) de Melhor Atriz. Com o SOBREVENTO, em 1988, recebeu bolsa de estudo do governo francês e representou o Brasil no I Encontro Sul-Americano de Marionetistas, em Trujillo, Peru, em 1988, dentre outros prêmios.

Sandra Vargas – grupo Sobreventos (foto: Facebook)

Coordenação – Valmor Níni Beltrame/SC – Bonequeiro, Mestre em Teatro (1995) e Doutor em Teatro (2001) pela Universidade de São Paulo – USP. Professor de Teatro na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC (1988 – 2016). Foi editor da Móin-Móin de 2005 a 2018. Edita a Revista Mamulengo – Revista da ABTB. Preside a Comissão de Pesquisa e Formação Profissional da ABTB – UNIMA Brasil. Membro da ACLA – Academia Catarinense de Letras e Artes.

22/03/2024
Secretaria Municipal de Cultura – Secretaria Municipal de Cultura – sala Carlos Jardim

9h – Título: DESAFIOS PARA O TEATRO DE ANIMAÇÃO BRASILEIRO

Palestrante: Nina Vogel/SP- É uma premiada multiartista internacional, criadora de solos autorais que transcendem as fronteiras das linguagens artísticas: diretora, atriz, bonequeira, cantora lírica, designer de figurinos. Nos últimos anos apresentou o seu trabalho em mais de 20 países pelo mundo. Com sua criatividade sem limites, manifestada em suas performances de teatro visual e de animação contemporâneo, a artista também conhecida como “poeta do invisível”. É atriz, Bacharela em teatro na Escola Superior de Artes Célia Helena. Em 2017, ganhou duas bolsas de estudo do governo do Québec, no Canadá, para realizar uma Especialização em Teatro de Animação Contemporâneo na UQÀM (Université du Québec à Montréal). Em 2023, foi selecionada entre centenas de artistas do mundo todo para a sessão de performances RARAS da Quadrienal de Praga, na República Tcheca. Em 2024 segue entre residências artísticas e viagens pelos 5 continentes.

Nina Vogel (foto: RFI – rádio francesa)

Palestrante: Osvaldo Gabrieli/SP – Artista visual de formação, diretor, ator, marionetista, dramaturgo, cenógrafo e figurinista, Gabrieli funda o Grupo XPTO, em São Paulo, em 1984, e desde então constrói uma das mais brilhantes carreiras no teatro dedicado a jovens. O XPTO em seus anos de história e invenção teatral criou uma poética que o distingue por suas peculiaridades, sobretudo no campo plástico, visual e sonoro.

Osvaldo Gabrieli (foto: Dudu Schnaider)

Coordenação – Valmor Níni Beltrame/SC – Bonequeiro, Mestre em Teatro (1995) e Doutor em Teatro (2001) pela Universidade de São Paulo – USP. Professor de Teatro na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC (1988 – 2016). Foi editor da Móin-Móin de 2005 a 2018. Edita a Revista Mamulengo – Revista da ABTB. Preside a Comissão de Pesquisa e Formação Profissional da ABTB – UNIMA Brasil. Membro da ACLA – Academia Catarinense de Letras e Artes.