PÚBLICO DO 25º FENATIB SUPERA EXPECTATIVA COM AGENDAMENTO DE ESPETÁCULOS POR ESCOLAS

O agendamento para que alunos das escolas públicas e privadas de Blumenau e região assistam os espetáculos do Festival Nacional de Teatro para Crianças e Jovens (Fenatib) já superou a expectativa da comissão organizadora. As instituições de ensino reservaram 6563 vagas nas salas de teatro do Carlos Gomes e da Secretaria de Cultura de Blumenau. Ao somar o número de alunos que receberá os espetáculos nas escolas e no parque Ramiro Ruediger, o público da 25ª edição do festival já ultrapassa oito mil pessoas. O Fenatib começa na próxima sexta-feira (15) e vai até o dia 22 de setembro.

A 25ª edição do Fenatib terá 37 apresentações ao longo dos oito dias de festival. São 17 grupos selecionados, de sete estados brasileiros, das regiões, sul, sudeste, nordeste e centro-oeste, compondo um caleidoscópio cultural. Todos os espetáculos têm a indicação de idade junto com a sinopse para que os pais e professores possam avaliar o conteúdo mais adequado às crianças e jovens. O programa completo, com local, horário e outras informações pode ser conferido na página inarti.org.br. Segundo o responsável pelo agendamento e vice-presidente do Instituto de Artes Integradas (Inarti), Elton Gomes, a organização mantém uma reserva técnica para todos os espetáculos, garantindo acesso ao público em todos os horários.

A expectativa de público para o Fenatib deste ano é de 10 mil pessoas, levando em conta o número de espetáculos e os lugares disponíveis nas salas de teatro para receber crianças, jovens, pais, avós e professores. Além da programação nos palcos alternativos, o 25º Fenatib oferece ainda cinco oficinas gratuitas e o 5º Seminário de Estudos sobre Teatro para Crianças e Jovens, com o tema “Palhaçaria e Comicidade”. As inscrições podem ser feitas na página do Inarti e os participantes receberão um certificado.

Segundo a coordenadora do Fenatib e presidente do Inarti, Maria Teresinha Heimann, já está tudo pronto para o festival e a expectativa é muito grande para este que é chamado de jubileu de prata, a comemoração da marca de 25 anos. “Sem dúvida o coração bate mais forte com a proximidade da data de início desse festival que, tradicionalmente, transforma o clima da nossa cidade. São milhares de crianças que descobrem a arte do teatro, com assombro, com palmas, com gritos de alegria. Só quem vive esses momentos é que entende a importância de um festival que forma plateia, que faz com que a experiência de entrar em um teatro seja inesquecível”, declara Teresinha.

O Festival Nacional para Crianças e Jovens de Blumenau (Fenatib) foi criado em 1997 e, hoje, é realizado pelo Instituto de Artes Integradas (Inarti), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais da Prefeitura de Blumenau, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A participação é gratuita em todas as atividades programadas para a 25ª edição do Fenatib.

Assessoria de imprensa
Inarti | 25º Fenatib
(47) 99188-0446 | Miriam Mesquita

(Jornalista | 0007004/SC)