REALIZAÇÃO DO 15º FESTFOLK É CONFIRMADO APÓS PERÍODO DE INCERTEZA

O Inarti – o Instituto de Artes Integradas de Blumenau e a Secretaria de Cultura e Relações Institucionais acabam de confirmar a realização da 15ª edição do Festival Nacional de Danças Folclóricas de Blumenau – Festfolk, marcado para o período de 28 de abril a 1º de maio de 2023. A comissão organizadora do evento chegou a cogitar o adiamento do festival por causa da dificuldade encontrada em captar os recursos necessários para o projeto.

Os valores captados até o momento, via Lei de Incentivo à Cultura, garantem o custeio das despesas básicas para a realização do evento, como hospedagem, alimentação e ajuda de custo para o deslocamento de cerca de 650 folcloristas. A presidente do Inarti e organizadora do evento, Maria Teresinha Heimann, salienta que ainda não há dinheiro para cumprir todas as metas do projeto, como a publicação da revista desta 15ª edição, com temas sobre a expressão cultural do folclore através da música. A revista é importante material pedagógico para professores de todo país. Maria Teresinha salienta que o evento será realizado com muita doação da equipe e de voluntários, tudo para que a concretização deste importante evento cultural não seja interrompido.

“As empresas ainda podem fazer a destinação de valores para o projeto, que permanece aberto no Ministério da Cultura. À medida que mais recursos forem aportados, poderemos fazer a impressão dos programas das apresentações, transmissões ao vivo e gravações para o arquivo do festival. Quero agradecer a sensibilidade e o apoio das empresas que acreditam no Festfolk e que garantiram a realização desta 15ª edição”, declara a presidente da comissão organizadora.

A partir de agora, os 23 grupos selecionados começam a receber confirmação por e-mail e os preparativos são ultimados para que Blumenau receba este importante e rico evento cultural que há 15 anos surpreende o público pela beleza das danças e pela diversidade de expressões do folclore nacional. Serão 65 apresentações de danças folclóricas de várias etnias, de grupos que vêm de estados desde Pernambuco até o Rio Grande do Sul. A programação será realizada na Vila Germânica, com apresentações também em espaços alternativos, sempre aberta a todos os públicos e de forma inteiramente gratuita.

Assessoria de imprensa
15º FESTFOLK
Miriam Mesquita – (47) 99188-0446
(Jornalista | 0007004/SC)