Inscrição gratuitas no local a partir das 18h
Dia 16 ► 19h
O livro e a leitura → Patrícia Constâncio – SC – Professora, Mestre em Educação, Coordenadora dos Projetos de Leitura – FCBLU – 1990/2018. Coordenadora Pedagógica na Escola Pública – BL Membro da Cátedra UNESCO de Leitura – PUC/Rio Pesq. em leitura e literatura desde 1995. Mestre em Leitura e Literatura – Furb – BL, Desenvolvimento da linguagem e da oralidade da criança.
Dia 17 ► 19h
Contar histórias. Por quê? → Gilka Girardello – SC. Professora na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC Graduada em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978), mestrado interdisciplinar em Ciências Humanas pela New School for Social Research de Nova York (1990) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1998). Realizou pós-doutorado no Programa de Educação Urbana da City University of New York.
Dia 18 ► 19h
Dramaturgia – fruição, desenvolvimento intelectual e emocional da criança → Marcelo Romagnoli (SP). É dramaturgo e diretor, atuando nos teatros adulto e infanto-juvenil na cidade de São Paulo desde 1994. Formado em Direção Teatral pela ECA/USP e História da Arte pelo Instituto Lorenzo de Médici, em Florença-Itália.
A proposta deste Seminário é discutir a literatura produzida para crianças, a sua importância como lugar para a ampliação do desenvolvimento da linguagem, da oralidade e da prática da leitura.
Também pretende refletir sobre os desafios com os quais se depara a dramaturgia produzida hoje para crianças e jovens.
Entendemos que a literatura pode proporcionar uma relação importante na construção de relações humanas, favorecer a formação de leitores críticos e a construção de uma sociedade mais democrática.
Por isso fazemos alguns questionamentos:
O hábito de ler, de contar e de ouvir histórias está se perdendo?
A literatura infantil pode ser a porta para o descobrimento e para o prazer do ato de ler?
Ela pode servir como agente de formação espontâneo no convívio do leitor/livro?
Quais são os desafios que a dramaturgia para crianças e jovens enfrenta atualmente?
Que contribuições o ato de ler pode propiciar para a sociedade brasileira hoje?
Essas e outras questões serão abordadas nas três palestras e nos seus debates durante o Seminário.
Coordenadores das mesas
Prof. Dr. Valmor Níni Beltrame ► Bonequeiro, Mestre em Teatro (1995) e Doutor em Teatro (2001) pela Universidade de São Paulo – USP. Professor de Teatro na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC (1988 – 2016). Foi editor da Móin-Móin de 2005 a 2018. Edita a Revista Mamulengo – Revista da ABTB. Preside a Comissão de Pesquisa e Formação Profissional da ABTB – UNIMA Brasil. Membro da ACLA – Academia Catarinense de Letras e Artes.
Maria Teresinha Heimann ► Mestre em Teatro, Arte Educadora, artista plástica, Formada em Educação Artística e Direito pela Furb/Blumenau. Atuou como Professora nos cursos de Extensão de cerâmica, escultura e pintura, Arquitetura e Urbanismo e Educação Artística da Furb – (1992-2000) e pós graduação da Unoesc – Chapecó – SC/1995. Idealizadora e coordenadora de festivais: Festival Universitário – Fitub (1987 – 1996). Festival Nacional de Teatro Infantil de Blumenau – Fenatib a partir de 1997. Membro ACLA – Academia Catarinense de Letras e Artes, e presidente do Inarti – Instituto de Artes Integradas de Blumenau.