SEMINÁRIO “O TEATRO DE SOMBRAS NA ESCOLA”: FERRAMENTAS PARA O TEATRO DE SOMBRAS

Lucas Rodrigues – palestrante Seminário “O Teatro de Sombras na Escola” | foto: Giba de Oliveira

O que é a sombra? Quais as fontes de luz que projetam as sombras? O que é necessário para fazer teatro de sombras? Quais as possibilidades que o teatro de sombras oferece aos professores em sala de aula? O palestrante deste segundo dia do 4º Seminário de Estudos de Teatro para Crianças e Jovens, o ator e diretor de teatro Lucas Rodrigues, enfatizou aos participantes a importância da linguagem do teatro de sombras.

“Quando nos deparamos com algo que possui tamanha amplitude e complexidade, caímos, muitas vezes, na armadilha de tentar simplificá-lo. Não podemos restringir e reduzir uma linguagem a um modo de fazer. Principalmente quando o teatro de sombras está inserido dentro de uma proposta em que não é o protagonista de sua busca, como em projetos pedagógicos e terapêuticos, cria-se, naturalmente, um descompromisso com a linguagem a ser trabalhada, pois ela se torna apenas ferramenta para outros objetivos” – destaca Lucas.

Todo conteúdo apresentado teve o objetivo de deixar claro aos participantes a importância da criação artística. Lucas Rodrigues, além da experiência na companhia teatral “Fios de Sombras” também tem ampla experiência no uso do teatro de sombras nas escolas por ter participado da elaboração de materiais pedagógicos com o uso desta linguagem para as redes públicas de ensino do Governo do Estado de São Paulo.O teatro de sombras estimula na criança a criatividade, a brincadeira e a imaginação.

Segundo Lucas Rodrigues, existem três pontos a serem alcançados para começar a fazer teatro de sombras: o conhecimento das ferramentas, o entendimento das características técnicas e estéticas desta linguagem e a criatividade no desenvolvimento artístico da construção dramatúrgica. “Sem a consciência desses três pontos principais, qualquer trabalho se torna frágil e superficial”.

Lucas Rodrigues e Pepe Sedrez – palestra com intérprete de libras
foto: Giba de Oliveira

Esta segunda palestra, com o tema “Teatro de Sombras: ferramentas para criação artística” está disponível no canal do Instituto de Artes Integradas de Blumenau – Inarti, no YouTube, assim como a primeira palestra, do encenador, cenógrafo, diretor e sombrista, Alexandre Fávero, com o tema “Encantamentos da sombra nos processos criativos”.

Nesta quarta-feira é a vez da palestra do professor Dr. Valmor Níni Beltrame, com o tema “A (re)descoberta da sombra”. Ele é diretor teatral, bonequeiro, professor, pesquisador, mestre e doutor em teatro pela Universidade de São Paulo – USP, e especializado em teatro de sombras no Institut International de La Marionnette, na França. Esta palestra também será transmitida “ao vivo”, pelo Youtube do Inarti, das 9h às 11h30.

Assessoria de imprensa 24º FENATIB
(47) 99188-0446 | Miriam Mesquita
(Jornalista | 0007004/SC)