ORGANIZAÇÃO DIVULGA SELECIONADOS

Foto: Fabio Alcover

Foram 124 inscrições para o 24º Fenatib – Festival Nacional de Teatro para Crianças e Jovens de Blumenau, de 14 estados e uma do Distrito Federal. O total de espetáculos selecionados foi de 12 para a Mostra Oficial e dois para a Mostra Paralela de Estudantes. Os grupos foram selecionados de acordo com a qualidade dos elementos do espetáculo, como texto, direção, atuação e estética. A comissão de seleção utilizou como critérios a coerência entre a proposta de direção e realização, a priorização dos espetáculos que valorizem a inteligência e capacidade de compreensão da criança, a priorização de espetáculos que não sejam meras cópias de produções televisivas e cinematográficas, a contemplação de diversidade de linguagens, o atendimento à diversidade regional e a adequação aos espaços oferecidos pelo festival.

A comissão de seleção, composta pela idealizadora dos festivais e Mestre em Teatro Maria Teresinha Heimann, pelo diretor de teatro da Cia Carona, Romualdo Luciano (Pepe) Sedrez e pelo doutor em teatro, diretor teatral, bonequeiro, professor e pesquisador na área do teatro, Valmor Nini Beltrame, trabalhou durante três dias na avaliação. A seleção dos espetáculos contou com o assessoramento de Gilberto da Silva Santos e Nelson Julio, ambos agentes administrativos do Instituto de Artes Integradas de Blumenau – Inarti. “Estamos contando os dias para a realização de mais este grande evento que, não só valoriza a arte e a cultura, como tem a missão de formar público para o teatro”, ressalta Maria Teresinha Heimann, idealizadora do Fenatib – “são dias inesquecíveis para crianças e jovens, principalmente das escolas, que lotam os espetáculos”.

O Fenatib é organizado e coordenado pelo Instituto de Artes Integradas de Blumenau – Inarti e é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais da Prefeitura Municipal de Blumenau. O festival deste ano acontece de 09 a 16 de setembro no Teatro Carlos Gomes, sala Carlos Jardim (Sec. Municipal de Cultura e Relações Institucionais), Shopping Park Europeu e espaços alternativos.

SELECIONADOS MOSTRA OFICIAL 24º FENATIB:

1- Baleila – Rio do Sul – SC;

2- Cabelos Arrepiados – Manaus – AM;

3- Criançar – Joaçaba – SC;

4- Felpo Filva – Criciúma – SC;

5- Florbela e todos as palavras do Mundo – São Paulo – SP;

6- Franky/Frankenstein: Um divertido conto de terror sobre amizade – Porto Alegre – RS;

7- Histórias do Mundão – Salvador – BA;

8- O carteiro – Londrina – PR;

9- Paco e o tempo – Rio de Janeiro – RJ;

10- Para onde voam os pássaros – Natal – RN;

11- “Quando tudo começou… um dia fora do tempo” – SP;

12- Silêncio total, vem chegando um palhaço – João Pessoa – PB.

SELECIONADOS MOSTRA PARALELA DE ESTUDANTES 24º FENATIB:

1- Mesmo do nada, sempre resta uma qualquer coisinha – Blumenau – SC;

2- Para Édith Piaf com carinho – Blumenau – SC.

Assessoria Fenatib/Inarti
Miriam Mesquita | Jornalista 0007004/SC
(47) 99188-0446


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *