24º FENATIB: UMA EDIÇÃO HISTÓRICA

O Festival Nacional de Teatro para Crianças e Jovens de Blumenau – Fenatib alcança, ao longo de 24 edições, o público somado de meio milhão de participantes. Realizado pelo Instituto de Artes Integradas de Blumenau – Inarti, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais de Blumenau e executado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Fenatib é hoje o principal espaço de debates sobre a forma de fazer teatro infantojuvenil no Brasil.

Neste mês de setembro, entre os dias 9 e 16, Blumenau recebe os mais importantes pesquisadores, diretores e produtores de espetáculos de teatro para crianças e jovens do país, como o crítico e jornalista Dib Carneiro Neto, o professor Dr. Valmor Níni Beltrame e o premiado diretor de teatro, Alexandre Fávero.

O festival reúne um total de 16 atrações na Mostra Oficial e duas na Mostra Paralela de Estudantes, totalizando 18 espetáculos e 40 apresentações. Os grupos selecionados são dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Rio Grande do Norte, Bahia, Paraíba, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As apresentações estão distribuídas nos períodos matutino, vespertino e noturno, com ingresso gratuito. Os espetáculos selecionados para o Fenatib serão apresentados no Teatro Carlos Gomes, na sala Carlos Jardim da Secretaria de Cultura e Relações Institucionais e em espaços alternativos, como shoppings e praças públicas.

Outro importante evento orbital do 24º Fenatib é 4º Seminário de Estudos sobre Teatro para Crianças e Jovens. O tema a ser desenvolvido é o Teatro de Sombras na Escola, com conteúdos práticos e teóricos. O seminário visa contribuir para a descoberta da sombra como campo de conhecimento e manifestação criadora, já que o teatro de sombras promove o envolvimento criativo da criança, enriquece seu desenvolvimento imaginativo e proporciona atividades de aprendizagem. O seminário será realizado entre os dias 12 e 14 de setembro no Teatro Carlos Gomes.

A comissão organizadora já está com tudo preparado para receber os grupos teatrais, pesquisadores na área, críticos, diretores e produtores, professores, crianças e jovens, estudantes das escolas da região. Falta pouco para a cidade ser envolvida na atmosfera lúdica do colorido de roupas e acessórios, fantasias e performances. A professora e mestre em teatro, Maria Teresinha Heimann, presidente do Inarti, idealizadora e coordenadora do Fenatib, estima que o evento deste ano alcance um público de 10 mil pessoas. “Estamos confiantes no sucesso desta edição, não apenas de público, mas principalmente do resultado perene de aprendizado nas oficinas, rodas de conversa e no seminário deste ano que, com toda certeza, será aplicado na educação de crianças e jovens desta e das próximas gerações”, declara Teresinha.

Assessoria 24º FENATIB
(47) 99188-0446 | Miriam Mesquita
(Jornalista | 0007004/SC)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *