O TEATRO DE SOMBRAS NA ESCOLA

O Seminário de Estudos sobre Teatro para Crianças e Jovens acontece paralelamente ao 24º Festival Nacional de Teatro para Crianças e Jovens de Blumenau – Fenatib. O Teatro de Sombras na Escola será o tema desta 4ª edição, reunindo especialistas em teatro de animação e linguagem de luz e sombra.

Com materiais simples e acessíveis, como uma lanterna ou uma vela, é possível transformar qualquer tema em uma aula interessante, criativa e interativa. Arte milenar e popular no extremo oriente, em países como Índia, China e Indonésia, o Teatro de Sombras passou a ser área de grande interesse entre grupos de teatro e professores brasileiros nos últimos tempos. O processo de criação de objetos inanimados e figuras vivas através da sombra pode ser uma exploração colaborativa entre professores e alunos, momento de encontro e resolução de problemas, criando novos significados. O Teatro de Sombras enriquece o desenvolvimento imaginativo da criança, além de ampliar as possibilidades de comunicação e expressão.

O debate que será proporcionado pela realização do seminário pretende contribuir para a descoberta da sombra como campo de conhecimento e manifestação criadora.
Para isso, a comissão organizadora convidou nomes com extensos currículos dedicados a essa arte, como o professor Valmor Níni Beltrame, mestre e doutor em teatro pela Universidade de São Paulo – USP, o premiado diretor e pesquisador de conceitos estéticos e técnicos da linguagem de luz e sombra, Alexandre Fávero e o ator e diretor Lucas Rodrigues.

O 4º Seminário de Estudos sobre Teatro para Crianças e Jovens será realizado de 12 a 14 de setembro, das 9H00 às 11h30, no Teatro Carlos Gomes. As inscrições, gratuitas, já estão abertas e podem ser feitas aqui mesmo, no site, basta clicar AQUI.

Assessoria Fenatib/Inarti
Miriam Mesquita | Jornalista 0007004/SC
(47) 99188-0446